Tudo sobre Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro

Localizada no bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques municipal da cidade. O espaço resguarda os jardins e os lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da família real, local onde funciona o Museu Nacional

Tudo sobre Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro

Tudo sobre Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro

Localizada no bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques municipal da cidade. O espaço resguarda os jardins e os lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da família real, local onde funciona o Museu Nacional; construções e estátuas de bronze originais, como o Templo de Apolo; e o monumental portão, presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e Imperatriz Leopoldina, que hoje recepciona os visitantes do Jardim Zoológico.

Pessoas de diferentes idades utilizam a vasta área verde para praticar esportes durante todos os dias da semana. O pedalinho no lago principal, as quadras poliesportivas e passeio pelas grutas artificiais também atraem crianças. Os aconchegantes jardins também são procurados para a realização de piqueniques. A espaço abriga ainda o Museu Nacional e o Jardim Zoológico.

Quando estiver a caminho da Quinta da Boa Vista, procure passar pela Praça da Bandeira, no sentido, portanto, do bairro São Cristóvão. Bem ali, à direita de quem vai à Quinta, está a Escola Nacional de Circo. Fundada em 1982 e a única mantida pelo Ministério da Cultura – atualmente uma das secretarias do Ministério da Cidadania. Ótimo ponto para uma rápida parada, algumas fotos e o desfrute de ver a lona do circo a postos. A Escola já formou mais de 2500 artistas e hoje resiste em meio aos atravessamentos, também, da pandemia. Vale a pena dar aquela força de divulgação e incentivo para que a Escola siga existindo.

 

Atrações para conhecer em Quinta da Boa Vista

 

Museu Nacional

Primeiro museu do Brasil, que surgiu em 1818, o Museu Nacional ocupa o Palácio São Cristóvão desde 1892. No atual espaço de arqueologia há vasos, esquifes e múmias deixadas como herança por D. Pedro I. Já a coleção greco-romana pertenceu à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. O restante das cerca de vinte mil peças se espalha pelas seções de geologia, zoologia e etnologia.

O incêndio no Museu Nacional foi de grandes proporções que atingiu a sede do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, na noite de 2 de setembro de 2018, destruindo quase a totalidade do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos, e que abrangia cerca de vinte milhões de itens catalogados. Além do seu rico acervo, também o edifício histórico foi extremamente danificado com rachaduras, desabamento de sua cobertura, além da queda de lajes internas.

Atualmente o museu se encontra em fase de restauração, tanto do prédio quanto do acervo sobrevivente ao incêndio.

 

Jardim zoológico – RioZoo

O parque, instalado nos jardins da antiga fazenda onde viveu a família imperial, reúne cerca de 1.300 animais de 350 espécies.

Em 2016, o zoo ganhou um novo espaço: a Fazendinha, onde a criançada se diverte amamentando cabritos e dando feno para vacas, alimentando os coelhinhos e passeando nos pôneis. A visita fica ainda mais agradável passando pelo berçário, que abriga cutia, ararajubas – aves ameaçadas de extinção – e emas. O zoo conta ainda com aquário, playgrounds, lanchonete e food trucks.

Dentro do zoológico, fica localizado o ZooAquarium, que é um aquário muito divertido. Hoje, ele abrigada diversas variedades de peixes, e vale a pena visitar.

 

Programas no Local

Para quem vai pela primeira vez, para visitar todo o parque, o Museu e o Zoológico é necessário um dia inteiro no mínimo.

A despeito de sua beleza, a Quinta na maioria das vezes não faz parte dos roteiros de passeios, excursões, city tours e pacotes de agências de viagens do Rio de Janeiro, sendo mais procurada pelos cariocas e alguns visitantes ou turistas que querem algo fora do eixo principal.

Entretanto, embora não esteja entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, atribui um ar típico para quem busca algo que vai além de locais e realidades pré-arranjados para turismo. É considerado um bom local de passeio e lazer.

 

Jardins- Parque – Lago

Os jardins são extensos, com grande porção de áreas gramadas, enormes árvores, inclui um lago com duas cavernas, com pedras e gruta artificial que sugere um esconderijo de piratas, sendo que em uma delas pode-se caminhar por dentro.

O parque tem também um mirante em estilo de pagode chinês e dentro do lago uma espécie de coreto com pérgola e colunas neoclássicas interligadas por uma ponte característica que imita galho de madeira.

No lago, pode-se alugar “pedalinhos” em forma de cisnes, e pode-se também alugar bicicletas ou triciclos com um toldo de cobertura onde duas pessoas podem pedalar sentadas. Além disso, nas margens do lago encontram-se uma espécie de caiaques ou canoas a remo para aluguel.

No meio do lago do parque, há uma pequena ilha que pode ser acessada por uma ponte. É nessa ilha, que se encontra o Templo de Apolo. Esse belíssimo templo, foi inaugurado em 1920 pelo prefeito Serzedelo Correa e o projeto foi feito pelo arquiteto e paisagista Paulo Villon. É um local encantador para se visitar. Inicialmente, a intenção era fazer concertos no local, no entanto, hoje é utilizado para diversos fins.

 

Dicas para realizar um piquenique ou fazer uma pausa para o lanche

No local aos domingos e feriados, há barracas que vendem sanduiches e cachorros quentes a preços populares, assim como vendedores de picolé e sorvete, água mineral e refrigerantes. Muitos visitantes levam uma toalha para estender no gramado e fazem piqueniques.

Uma das maravilhas para quem deseja passar o dia no local, é o restaurante Quinta da Boa Vista, que fica localizado dentro do parque.

Antigamente, o espaço do restaurante, era usado como capela da família real. Ou seja, além de uma boa comida, você poderá aproveitar e se transportar para aquela época e vivenciar uma experiência incrível.

 

As Festividades em Quinta da Boa Vista

Raramente são organizados shows de música no local. Às vezes isso acontece em alguma data comemorativa ou fim de semana ligado a algum evento especial. Vale pensar sobre isso, visto que os jardins e o paisagismo são de rara beleza, com grande valor histórico, artístico e cultural.

 

Passeio Turístico: Monumentos e atrações

Um dos pontos estratégicos que denotam a história da Quinta da Boa Vista é a estátua de D. Pedro II, localizada bem em frente as ruínas do Museu Nacional. Essa estátua foi criada por Jean Magrou e foi projetada pelo arquiteto Heitor da Silva Costa.

Na verdade, ela foi pensada e projetada para estar exatamente no local onde se encontra. Além disso, se trata de uma estátua bem grande, com 2 metros e 60 centímetros, mais o pedestal. Ela foi colocada nesse local, justamente para homenagear os 100 anos do imperador, em 1925.

 

Passeio panorâmico de helicóptero – Veja o Rio de Janeiro de um novo ângulo

Presenteie-se curtindo a beleza da vida, no horizonte, sob o constante olhar cuidadoso do Cristo Redentor, rodeada por montanhas perfeitamente esculpidas e a linha quase infinda de suas belas praias. Aguce seus sentidos com as paisagens mundialmente conhecidas do Rio de Janeiro. Desde o Corcovado até o incomparável Pão de Açúcar, as vistas da Baía de Guanabara são exuberantes.

A cidade toca o céu com suas formas magníficas, suspire nessa sensação, ilumine-se com novas perspectivas, sensibilize-se neste cenário de belezas naturais, conecte-se a essa energia enquanto faz um voo panorâmico pela Cidade Maravilhosa.

Sobrevoe as principais atrações da Cidade Maravilhosa a bordo de um helicóptero da 4 FLY RJ. Escolha um de nossos roteiros ou personalize o seu. A melhor forma de voar é conosco, a rota você escolhe!

 

Deixe uma resposta

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Conheça a Fauna e Flora do Rio de Janeiro

Tanto a cidade, como também todo o estado do Rio de Janeiro, estão totalmente inseridos na Mata Atlântica. Com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais, o bioma é considerado um dos mais ricos do mundo em biodiversidade. A Mata Atlântica é responsável pela maior parte da natureza do Rio.

Leia mais »
Conheça o bairro Flamengo no Rio de Janeiro

Conheça o bairro Flamengo no Rio de Janeiro

O Flamengo é um bairro nobre da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Sua principal referência é a Praia do Flamengo. Seus limites são os bairros de Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória. O Bairro Flamengo é considerado residencial de classe média e classe média alta. As estações do metrô que oferecem acesso ao bairro são: Catete, Largo do Machado e Flamengo e as principais ruas são Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique.

Leia mais »