Tudo sobre o bairro Botafogo no Rio de Janeiro

Na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, o bairro Botafogo é famoso por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca, e o Aterro do Flamengo ao fundo.

Tudo sobre o bairro Botafogo no Rio de Janeiro

Tudo sobre o bairro Botafogo no Rio de Janeiro

Na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, o bairro Botafogo é famoso por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca, e o Aterro do Flamengo ao fundo.

 

No bairro Botafogo, encontram-se cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de shows, museus, centros empresariais, consulados, clínicas, hospitais e preservadas mansões, do fim do século XIX e do início do século XX. São Clemente é a escola de samba de Botafogo.

 

Também estão localizados os consulados dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bélgica, China, Egito Espanha, Holanda, Líbano, Noruega, Paraguai, Polônia, Portugal, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Origem e História do bairro Botafogo

 

O bairro herdou o sobrenome do dono dessas terras, o português João Pereira de Souza Botafogo, que comprou a propriedade de seu amigo Antônio Francisco Velho.

 

História

A história do bairro de Botafogo se parece com a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565. Após a fundação, Estácio de Sá demarcou os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. A região doada era a atualmente compreendida pelo bairro de Botafogo.

 

Botafogo no século XIX

Na primeira metade do século XIX, as ruas do bairro começaram a ter seus contornos definidos. Com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, a vida do Rio e, naturalmente, de Botafogo mudaram. O bairro, transformou-se no local preferido dos nobres e dos comerciantes ingleses, que construíam suas residências no local.

 

Aos poucos, outras ruas começaram a surgir. Mas, o lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Os pequenos nobres e comerciantes estabeleciam-se na Rua Voluntários da Pátria.

 

O Cemitério São João Batista, primeiro cemitério sem distinção de classes, é um marco na história do Rio de Janeiro. As linhas de bonde facilitaram o acesso ao bairro, permitindo a urbanização. Desde então, as imponentes chácaras passaram a conviver com sobrados de classe média e com cortiços populares.

 

A Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, na Praia de Botafogo, foi erguida em 1892 com suas torres em estilo gótico muito bem detalhado e moldado na época.

 

Séculos XX e XXI

O primeiro colégio do bairro foi o da Imaculada Conceição, seguido pelo Colégio Santo Inácio e pelo Colégio Andrews, cuja antiga sede localizava-se na Praia de Botafogo, onde atualmente existe o Colégio PH.

No início do século XX, a orla da praia recebeu os jardins da avenida Beira-Mar, cujo projeto paisagístico foi do francês Paul Villon. Atualmente, as areias da praia servem de palco a shows e concertos, atraindo milhares de pessoas. A orla da praia é servida por uma ciclovia.

 

Principais pontos turísticos do bairro Botafogo- RJ

 

Botafogo é o local predileto para os amantes da tranquilidade, mas que não quer uma rotina parada, monótona e repetitiva. O local tem muitas opções de lazer, é repleto de lugares diferentes e interessantes para conhecer. Confira!

 

1. Botafogo Praia Shopping

O legal do shopping é a vista para a Enseada de Botafogo, de onde se pode tirar fotos fascinantes a qualquer momento do dia! No último andar, há uma praça de alimentação, que pode ser uma ótima opção, para se fazer uma pausa para o almoço.

 

2. Museu do Índio

Com vasto acervo das sociedades indígenas, são peças etnográficas, pesquisas etnológicas, conteúdo audiovisual além de obras que remontam, nos jardins dos museus, os modelos de casas de algumas aldeias indígenas.

 

3. Casa Rui Barbosa

Localizada na antiga chácara de Botafogo, em uma casa de construção histórica, que foi residência de Rui Barbosa até 1923, é utilizada como museu, espaço de exposições, pesquisa, conservação e educação.

 

4. Mirante do Pasmado

Ele fica bem escondido, quase na Urca, mas o acesso de carro é bem fácil e gratuito. A vista para o Cristo e para enseada é belíssima. Nos finais de semana há barraquinhas vendendo água de coco e uns lanchinhos.

 

5. Cinemas Estação

Não se pode deixar de fora das dicas de Botafogo um clássico cultural, o Estação NET, dois dos pouquíssimos cinemas de rua que restaram na cidade. O café torna essa ida ao cinema muito mais agradável. As duas unidades ficam na Voluntários da Pátria.

 

O que fazer em Botafogo: onde comer e beber

 

Botafogo é o melhor polo gastronômico que, com certeza, vai encantar bastante. Confira abaixo as opções!

 

1. Cobal do Humaitá – Feira livre e mercado

Local com variedade em opções de alimentação e para um simples café. Melhor opção para aquisição de bebidas e importados, em especial vinhos portugueses, champanhes e espumantes.

 

2. Marchezinho

Lindo bistrô, com vinhos deliciosos e um cardápio cheio de ótimas opções vegetarianas. Durante o dia, inclusive para o café da manhã ou almoço, o menu tem pratos e sanduíches deliciosos. À noite, drinks e petiscos para beliscar.

 

3. Comuna

Espaço clássico do bairro que reúne bar e uma área para exposição de ideias e projetos, aliados à boa música do cenário alternativo carioca.

 

4. CoLAB

Café da manhã delicioso, com ótimas opções de coados e um queijo quente maravilhoso no pão sourdough. A CoLAB também tem bons pratos para o almoço, como a salada de avocado. À noite, o espaço oferece música, petiscos e excelentes drinks.

 

5. Be+Co

Vila com diversas opções do que comer e beber. Além de comida asiática, árabe e dos drinks, há também exposições, música ao vivo e feira.

 

6. Fuska Bar

Local para curtir um samba ou um forró. Bem frequentado e tem música ao vivo de quarta a domingo!

 

  

Praia de Botafogo – dicas para curtir um dia de mar

 

A Praia de Botafogo é muito famosa por dar vista para o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e o Morro da Urca. É uma ótima opção ir até lá e observar o pôr do sol, já que banhar-se em suas águas não é permitido, devido à grande poluição do mar local.

Quem quiser praticar algum esporte de areia pode escolher: vôlei, futebol, futevôlei. Ciclismo, corridas e caminhadas acontecem no local, pois existe ali uma ciclovia e um calçadão que vai até a Praia do Flamengo. Há bares e restaurantes caso queira comer e beber algo.

 

Vale a pena morar no bairro Botafogo

 

Próximo à Baía de Guanabara, Botafogo tem como cartão postal o Pão de Açúcar, a Praia de Botafogo e outras paisagens encantadoras. Sua localização é privilegiada, perto do centro do Rio de Janeiro e de algumas das praias mais populares da cidade como Copacabana e Ipanema. Além disso, também tem um comércio ativo e variado, com muitos bares, restaurantes, cinemas de rua e casas de show.

 

Quem decide morar em Botafogo, consegue usufruir de um estilo de vida prático, seguro e fazer boa parte de suas atividades pelo bairro.

 

O bairro possui sistema de transporte público integrado, com redes de ônibus e metrô interligando a vizinhança aos pontos estratégicos do Rio de Janeiro. O metrô de Botafogo tem integração com ônibus exclusivos, que levam aos bairros da Gávea, Humaitá e Jardim botânico.

 

Sobrevoe o bairro Botafogo com a 4FlyRJ

 

Quer curtir ainda mais o bairro Botafogo? Que tal contratar a 4 Fly RJ e se encantar com a vista lá do alto?

Neste voo você vai curtir tudo o que há de melhor para ser visto, admirado, fotografado em Botafogo no Rio de Janeiro. Será um passeio incrível!

Aproveite e contrate agora seu voo!  Adquira seu cupom de desconto e agende o seu passeio com desconto de R$100 por passageiro.

 

Cupom com R$ 100,00 de desconto

Deixe uma resposta

Como criar um roteiro de viagem

Como criar um roteiro de viagem

Você já passou horas e horas pensando naquela viagem dos seus sonhos? Já organizou mentalmente algumas atrações que deseja visitar ou conhecer? Pois é…quando estamos apenas idealizando o passeio, parece que todas as ideias se encaixam perfeitamente.

Leia mais »