Cristo Redentor – história e curiosidades desse monumento

Quem nunca ficou encantado com a imagem do Cristo Redentor, de braços abertos observando a Cidade Maravilhosa de cima do morro do Corcovado?

Cristo Redentor - história e curiosidades desse monumento

Cristo Redentor – história e curiosidades desse monumento

Quem nunca ficou encantado com a imagem do Cristo Redentor, de braços abertos observando a Cidade Maravilhosa de cima do morro do Corcovado?

 

Eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em uma pesquisa aberta divulgada em julho de 2007, o Cristo Redentor é a maior estátua no estilo Art Déco do mundo, com 38 metros de altura e braços com área de 88 metros quadrados cada.

 

Cristo Redentor – eleito como uma das maravilhas do mundo moderno

As Sete Maravilhas do Mundo moderno foram eleitas por meio de uma votação informal, idealizada por uma organização da Suíça, baseadas em critérios como relevância cultural, complexidade, beleza, valor histórico e significado arquitetônico.

 

A escolha foi feita mundialmente por votos pela internet e por telefone, contando com mais de 100 milhões de participações, que selecionaram entre 200 monumentos de várias partes do mundo.

 

Saiba como visitar o Cristo Redentor

O Cristo está situado no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. O monumento é acessível de van, carro, ou um trem, que realiza um tour pela Mata Atlântica até chegar ao topo do morro. O valor do ingresso varia conforme a temporada e pode ser adquirido no site da Paineiras Corcovado.

 

Para visitar o Rio de Janeiro e conhecer o Cristo Redentor e outros pontos turísticos famosos mundialmente por suas belezas, o ideal é se hospedar em um hotel que ofereça conforto, bom atendimento e fácil acesso a todos eles.

 

Embora seja um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do Rio de Janeiro e do Brasil, pouca gente conhece a história do Cristo Redentor e como foi desenvolvido o projeto dessa estátua tão grande e imponente. Por isso, colocamos aqui um pouco da história desse monumento que é considerado um dos mais bonitos e importantes de todo o mundo. Confira!

 

História do Cristo Redentor

A primeira vez em que passou pela cabeça de alguém construir um monumento religioso gigante no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro foi no ano de 1859, quando o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss cogitou essa ideia.

 

O desejo do padre só começou a se tornar realidade nos preparativos para o centenário da Independência, celebrado em 1922. Uma disputa para decidir o projeto para o monumento foi aberta, sendo Heitor da Silva Costa o vencedor.

A ideia era que o Cristo Redentor fosse construído apenas com dinheiro proveniente de doações dos brasileiros. Inúmeras campanhas de arrecadação foram realizadas, inclusive um abaixo assinado solicitando a autorização do presidente Epitácio Pessoa para que o monumento fosse erguido.

 

Os criadores do Cristo Redentor são o desenhista Heitor da Silva Costa, o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky, que esculpiu a cabeça e as mãos do monumento.

 

O monumento foi construído no Brasil, exceto a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O corpo de Cristo foi feito de pedra-sabão, que foi cortada em milhares de triângulos. Todos os moldes da estátua foram desenvolvidos em gesso em tamanho real pelo escultor francês Paul Landowski, que foram concretadas num sitio de Levy, em São Gonçalo.

 

De modo geral, internamente, o monumento é oco com escadas metálicas que permitem acessar cada um dos platôs para manutenção técnica. Com 4 pilares, 12 pavimentos e mais de uma tonelada, tem acesso feito pelo pedestal com 1,60 de altura. O coração da estátua localiza-se no oitavo pavimento. As mãos são sólidas; há baixa circulação em cada braço e área com 88 metros quadrados; na cabeça e sobre os braços, há para-raios.

 

O Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 e contou com a presença de peregrinos do mundo todo.

 

Conheça o Cristo Redentor com a 4 Fly RJ

Quando esteve no Rio de Janeiro, já pensou em fazer um passeio de helicóptero? Se não, deveria! Conheça a Cidade Maravilhosa por este novo ângulo e se surpreenda com as maravilhas que verá lá do alto. Conheça o Rio de uma forma que nunca viu. Esse passeio ficará em sua lembrança pelo resto de sua vida!

Um ótimo Passeio de helicóptero sobre Rio de Janeiro para quem deseja além de experimentar a fotografia aérea ou simplesmente a vista panorâmica da Cidade Maravilhosa, curtir emoção inusitada e algo diferente e inesquecível. Durante o trajeto, você terá uma visão privilegiada de vários pontos turísticos da cidade. E o melhor: no conforto e segurança da aeronave.

 

Dependendo da duração do passeio, que pode durar entre 30, 45 ou 60 minutos, é possível conhecer, além do Cristo Redentor, várias atrações da Cidade Maravilhosa como: Pão de Açúcar, Praia de Copacabana, Lagoa Rodrigo de Freitas e entre outros.

 

Gostou da ideia? Então, aproveite a promoção da 4 Fly RJ e garanta o desconto do seu primeiro voo.

 

Cupom com R$ 100,00 de desconto

 

A título de curiosidade: Escolhendo um passeio com duração de 30 minutos, a 4 Fly RJ oferece vistas exclusivas dos pontos turísticos da cidade do RJ a partir de um ponto de vista distinto que o deixará mais próximo e com melhor ângulo da nossa maior maravilha; o Cristo Redentor. Ver o Cristo do alto será um dos momentos mais emocionantes de toda a sua vida. O helicóptero vai subindo devagar e paira bem em frente à imagem, no alto do Morro do Corcovado. É realmente inacreditável. Ver o símbolo mais emblemático do Brasil desse ângulo é de tirar o fôlego.

Essa será uma inesquecível experiência de um voo panorâmico, onde a Cidade Maravilhosa estará aos seus pés. Prepare sua câmera para capturar nossos mais incríveis pontos turísticos do Rio de Janeiro, com uma experiência indescritível e a mais incrível forma de capturar os melhores pontos da cidade.

Não há dúvida de que você vai querer fazer tudo de novo e reservar um voo mais longo na próxima vez!

Deixe uma resposta

Jardim Botânico RJ - história, endereço e o funcionamento

Jardim Botânico RJ – história, endereço e o funcionamento

O bairro do Jardim Botânico é um dos mais bonitos e escolhido do Rio de Janeiro. Nele estão alguns dos pontos turísticos mais indicados para visitantes que desejam um passeio em família, que estão em casal ou simplesmente sozinhos.

Localizado ao pé do Cristo Redentor, o espaço reúne monumentos como o Museu do Meio Ambiente, o espaço Tom Jobim e, é claro, o Jardim Botânico do Rio, um dos mais importantes do mundo.

Leia mais »
O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

Vai viajar para o Rio de Janeiro por pouco tempo? Não tem problema! A Cidade Maravilhosa tem ótimas opções de passeios para você curtir e aproveitar bem o passeio. Confira todas as dicas, informações e detalhes de boas opções para curtir ainda mais a sua viagem na cidade maravilhosa em 2 dias!

Leia mais »