Conheça o bairro Flamengo no Rio de Janeiro

O Flamengo é um bairro nobre da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Sua principal referência é a Praia do Flamengo. Seus limites são os bairros de Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória. O Bairro Flamengo é considerado residencial de classe média e classe média alta. As estações do metrô que oferecem acesso ao bairro são: Catete, Largo do Machado e Flamengo e as principais ruas são Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique.

Conheça o bairro Flamengo no Rio de Janeiro

Conheça o bairro Flamengo no Rio de Janeiro

O Flamengo é um bairro nobre da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Sua principal referência é a Praia do Flamengo. Seus limites são os bairros de Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória.  Bairro considerado residencial de classe média e classe média alta. As estações do metrô que oferecem acesso ao bairro são: Catete, Largo do Machado e Flamengo e as principais ruas são Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique.

O bairro Flamengo possui pontos de interesse como o Centro Cultural Oi Futuro, o Centro Cultural Arte Sesc, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, a Praia do Flamengo, a Praça São Salvador, o Castelinho do Flamengo – que abriga o Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho – e o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes. Além disso, os consulados do Japão, Islândia, Chile, Bolívia, México, Reino Unido e Peru estão localizados no bairro.

 

História e atrações do bairro Flamengo

 

A geografia do bairro do Flamengo mudou com o acréscimo de um enorme aterro em direção ao mar, que corre ao longo da extensão do bairro.

No início do século XX, foi feito um aterro para construção de uma avenida e, posteriormente, na metade do século XX, outro grande aterramento foi feito, para construção de grandes pistas de automóveis e também para a construção do Parque do Flamengo.

No entanto, hoje a praia ainda existe, foi reconstruída em um grande trecho do aterro, mais à frente avançando rumo ao mar.

O bairro sofreu com os estragos decorrentes das transmutações que aconteceram no Rio de Janeiro na segunda metade do século XX. Como em toda a cidade, o medo da violência trouxe grades e muros entre as calçadas e casas.

Nos últimos anos, determinadas áreas foram revitalizadas, atraindo muitos investimentos privados e o surgimento de uma vida noturna mais agitada. Estabelecimentos antigos consagrados, como o Café Lamas e a Churrascaria Majórica, unem-se aos novos que começam a ganhar visibilidade, como os restaurantes Devassa e Manoel & Joaquim.

Em 17 de novembro de 1895, o bairro serviu de berço para o Clube de Regatas do Flamengo, no número 22 da Praia do Flamengo. Há muitas quadras esportivas à disposição da população no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, assim como há várias academias particulares.

 

Pontos turísticos do bairro Flamengo- RJ

 

No Aterro do Flamengo, está o Museu Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que tem entrada gratuita. No local, há uma sala com alguns objetos, peças e armamentos utilizados na Segunda Guerra Mundial. E na parte de baixo, um mausoléu abriga os restos mortais de 467 militares que tombaram no Teatro de Operações da Itália.

Seguindo pela pista do Aterro está Marina da Glória onde você pode fazer passeios de barco, aulas de mergulho e também há restaurantes. A entrada é gratuita.

Continuando a caminhada pela pista do Aterro, você chega à Praia do Flamengo e encontra uma pista fechada em frente à areia onde as pessoas andam de bicicleta, patins, correm e caminham.

Na praia, alguns se aventuram no mar e outros praticam esportes na areia.

O Aterro possui área verde, com pracinha, ciclovia, quadras de futebol, tênis e até churrasqueiras.

Aos domingos, as famílias levam seus bichinhos para brincar um pouco. Você pode até alugar pedalinhos.

 

Guia gastronômico no Bairro Flamengo – RJ

 

1-  Oásis do Emir

Emir Fayad é o vendedor que há dezessete anos para sua Kombi na altura do Monumento a Estácio de Sá ofertando uma das águas de coco mais geladas e doces da cidade.

2- Tacacá do Norte

A casa serve uma deliciosa Unha de Caranguejo e uma cerveja Cerpa geladíssima. O local é um interessante ponto para quem gosta das coisas do Norte como caldo de Tacacá, sorvete de tapioca e açaí. Lá também é possível encontrar de farinhas típicas a camarão e pirarucu seco.

3- Taliato Restaurante Flamengo

Cardápio de grelhados com acompanhamentos a escolher, além de massas e sobremesas, em ambiente familiar.

4- Empório Santa Fé

Adega e bar com menu contemporâneo, servindo massas e bifes em ambiente aconchegante e charmoso.

5- Acepipes Delicatessen

Agrada pela diversidade de produtos em oferta como as peças de frios: pastrami, salames importados, presuntos especiais. Cuidadosamente bem fatiados. Também vale citar os queijos, patês, pães diversos e um bom conjunto de opções de vinhos e especiarias. Tudo para agradar seu paladar.

6- Belmont

O Belmont serve um bom chopp e oferece um atendimento de primeira qualidade e a comida, com certeza, é boa. Como destaque vale as clássicas empadas abertas e os pastéis. Os sanduíches, como o de pernil, agradam.

7- Café e Restaurante Lamas

O cardápio é indiscutivelmente o que tem de melhor. Os pratos de filé são o carro chefe da casa. Outras opções deliciosas são o fígado e a língua de boi com molho madeira, os bolinhos de bacalhau, o frango à milanesaas porções de batatas portuguesas e o cheeseburguer. Por sua importância, é um lugar especial para quem quer conhecer mais as tradições gastronômicas cariocas.

8- Majórica

O segredo, além do ambiente da casa, está na qualidade da carne servida como a fraldinha ou a Baby Picanha. Como guarnição, a sugestão é pedir batata pastel (inflada), ou prussiana, e a farofa de banana. A linguiça de entrada – servida no espeto – é imperdível.

Motivos para morar no bairro Flamengo – RJ

Confira alguns motivos para você escolher morar no bairro Flamengo!

 

  • Acessibilidade

Seja de transporte público, carro ou bicicleta, o bairro do Flamengo é muito bem localizado. O Aterro do Flamengo é uma ótima saída para fugir do trânsito intenso. No entanto, se o destino é um pouco mais distante, a melhor pedida é o uso do metrô, que também conta com pontos de integração com a linha de trem.

 

  • Cultura, Recreação e Parques

O bairro conta com muitas opções de Museus e espaços culturais. No Centro Cultural Oi Futuro sempre há alguma exposição interessante, com inovações da área de comunicação e cultura. Além disso, você pode aproveitar toda a via do Aterro do Flamengo se divertir aos domingos.

 

  • Vida Social Noturna

Com muitas opções de bares, a vida noturna no Flamengo é para quem aprecia uma boa cerveja e conversa com os amigos. O clássico Boteco Belmonte, na Praia do Flamengo, nunca perde seu glamour. Próximo dali e famoso por suas empanadas e pizzas deliciosas, o Tango é uma das opções gastronômicas do bairro. A Praça São Salvador é outro ponto bem popular para curtir os amigos e música ao vivo.

 

  • Preços e Opções para Todos os Bolsos

Com prédios antigos e novos, é possível encontrar kitnets e studios, para aqueles que preferem morar sozinhos, mas também apartamentos para toda a família, com garagem e playground para crianças.

 

  • Comércio

O comércio local oferece fácil acesso às lojas. É possível encontrar tudo que você precisa como academias, farmácias e lojas de roupa.

 

  • Vista Privilegiada

O Flamengo tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro que é o Pão de Açúcar. O Aeroporto Santos Dumont ajuda a dar um toque especial, cada vez que um avião aterrissa ou decola.

 

Vista panorâmica da cidade Maravilhosa

Você gosta de emoção? O que acha de fazer um passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro? Durante 30, 45 ou 60 minutos, a 4 Fly RJ pode levar você em um voo panorâmico pela Cidade Maravilhosa para ver com exclusividade os pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro.

Inclua em seu passeio sobrevoar também o Bairro Flamengo. Com certeza, você irá se encantar com a vista lá de cima.

Utilizando seu cartão, o passeio terá um acréscimo de 15%, mas você poderá parcelar em até 6 vezes sem juros.

Deixe uma resposta