Verão no Rio de Janeiro: 11 maneiras de se proteger do sol

O carioca já sabe que quando o verão no Rio de Janeiro chega, ele chega com tudo. A temperatura fica nas alturas, e as praias da cidade ficam lotadas de gente tentando aliviar um pouco o calor. Nessa época do ano, é preciso redobrar os cuidados com a pele.

Verão no Rio de Janeiro: como proteger do sol carioca

Verão no Rio de Janeiro: 11 maneiras de se proteger do sol

Os cariocas torcem o ano inteiro para que o verão no Rio de Janeiro chegue com muito sol e, principalmente, muita praia, e que a estação preferida venha também com as clássicas chuvas nos finais de tarde. Infelizmente, o mês de janeiro não foi do jeito que o carioca esperava em relação às chuvas de fim de tarde. O primeiro mês do ano foi considerado o mais quente em relação a anos anteriores.

O que se diz a respeito deste fenômeno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que há o predomínio de uma massa de ar seco e quente na cidade, provocando quase nenhuma variação na pressão atmosférica. Consequentemente, as frentes frias e chuvas de verão não conseguem chegar até a Cidade Maravilhosa.

O fenômeno La Niña vai influenciar no clima durante toda a estação. As previsões mais recentes dos principais institutos internacionais de monitoramento do clima global apontam que o fenômeno vai perder força em março, mas só irá se neutralizar entre abril e maio.

 

11 maneiras de se proteger do sol do Verão no Rio de Janeiro

O verão está no seu auge. Não tem como negar que o sol no Rio de Janeiro queima o ano todo, deixando corpos masculinos e femininos com as mais belas marcas, que podem ser conseguidas apenas com uma simples ida à praia.

O sol, responsável por isso tudo, pode ser um terrível vilão. O carioca já sabe que quando o verão carioca chega, ele chega com tudo. A temperatura fica nas alturas, e as praias da cidade ficam lotadas de gente tentando aliviar um pouco o calor. Nessa época do ano, é preciso redobrar os cuidados com a pele, hidratar-se bem e tomar algumas outras precauções para manter a saúde em dia.

 

Para você enfrentar com consciência o calor, confira algumas dicas de saúde para curtir com responsabilidade o verão carioca.

 

  1. Não acredite em bronzeamento de um dia. A melanina demora até 72 horas para liberar a melanina que dá cor à pele. O bronzeado de um dia é denominado queimadura, dói e causa sequelas que, às vezes, são irreversíveis.
  2. Não limite o uso do filtro solar. Use quantidades importantes que, realmente, protejam. Além disso, é fundamental passar antes de se expor e reaplicá-lo após entrar na água ou após 2 horas.
  3. Filtro solar FPS 30 é o mínimo. Não invente outra ideia!
  4. Pessoas muito claras não se bronzeiam facilmente. Portanto, aceite a cor de sua pele, evitando queimaduras!
  5. Em dias chuvosos, aproximadamente 80% da radiação atravessa a barreira de nuvens. Portanto, não deixe de usar o filtro solar para se proteger.
  6. Use filtro solar diariamente. Afinal, o sol está aí todo dia, mesmo sem praia.
  7. Exposição excessiva ao longo da vida pode causar doenças como câncer de pele, portanto, não se exponha de maneira prolongada em uma mesma posição.
  8. Evite horários em que os raios ultravioletas B, considerados perigosos, está muito forte. Sol entre 10h e 16h não é recomendado!
  9. Chapéus, roupas de algodão nas atividades ao ar livre, óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos, e barracas são prioridades. Aproximadamente 70% dos cânceres de pele acontecem no rosto.
  10. Atenção às crianças e adolescentes. De modo geral, eles se expõem demais prioritariamente até os 20 anos. Isso fará total diferença na vida futura deles.
  11. Não se esqueça da hidratação. As temperaturas mais quentes exigem também cuidados com a hidratação. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas natural e da água de coco. Diariamente, aplique no corpo todo um bom hidratante, para ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele.

 

Como fica o clima em fevereiro no Rio de Janeiro

De acordo com a previsão, o mês de fevereiro no Rio de Janeiro será um mês mais instável, com maior volume de chuva e bastante nebulosidade.

Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, o segundo mês do ano deve começar com muito calor e pouca umidade, mas a chegada de uma frente fria deve mudar o cenário e favorecer a ocorrência de chuva no território fluminense.

No primeiro fim de semana de fevereiro pode ocorrer chuva e queda acentuada na temperatura. A situação de bloqueio dessa massa de ar quente e seco que pode acabar no fim de semana com a passagem de uma frente fria. Para o restante do mês esperamos que seja dentro do esperado e dos valores a seguir.

A média de chuva para fevereiro na Região dos Lagos, no litoral Norte, em todo o Norte e Noroeste Fluminense varia de 125 a 150 mm. Na região Serrana e no Grande Rio, a média de chuva fica entre 150 e 175 mm. Já no médio Paraíba e no litoral Sul Fluminense, a média de chuva para fevereiro é mais alta, variando de 200 a 250 mm.

 

Passeio de helicóptero e a proteção sol

O Rio de Janeiro é um dos lugares mais belos para se visitar inúmeras vezes. São diversas paisagens, lugares turísticos, pontos históricos e extrema beleza natural para se conhecer. Há sempre algo novo e interessante para se fazer.

O voo de helicóptero pelo Rio não pode ficar de fora do pacote de coisas essenciais para se fazer, já que as belezas estão por todos os cantos, desde incríveis construções, como o Cristo Redentor, até as paisagens incríveis entalhadas pela natureza, que vistas e apreciadas de um voo panorâmico podem lhe deixar fascinado. E tudo isso poderá ser registrado em fotos ou vídeos caseiros ou profissionais (opcional).

Para registrar toda essa beleza, não se esqueça de levar o seu equipamento de fotografia (celular ou câmera fotográfica) com muito espaço na memória e a bateria 100% carregada. Utilize alças de proteção para evitar de perder qualquer um desses objetos.

Para sobrevoar uma das cidades mais quentes do Brasil, é muito importante que você proteja a sua pele dos raios solares. Não se esqueça de passar o seu protetor solar preferido.

Se sua pele for bastante sensível aos raios solares, uma ótima opção para complementar a proteção, além do filtro solar, é o uso de uma camisa de manga que possui a proteção solar UV.

Geralmente, os dias na Cidade Maravilhosa são de sol intenso e muita luminosidade. Por isso, não deixe de usar óculos escuro. Além de proteger os seus olhos dos raios ultravioletas, você enxergará melhor toda a beleza do Rio de Janeiro.

 

Você que está curtindo o verão no Rio de Janeiro,
aproveite e venha curtir essa experiência fantástica com a 4 FLY RJ!

Deixe uma resposta

7 dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ

7 dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ

Basta o tempo dar uma esquentada que as pessoas já procuram por momentos agradáveis no litoral do Brasil. Afinal, quem não gosta de pegar uma prainha e beber uma água de coco bem geladinha para se refrescar? Veja algumas dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ.

Leia mais »