Segredos no Rio de Janeiro

Segredos no Rio de Janeiro

Viajar é estar em contato com o novo, o diferente. E mesmo dentro da sua própria cidade é possível se maravilhar com novidades, com espaços nunca antes visitados. Para comprovar isso e descartar a mesmice turística, confira alguns lugares secretos no Rio de Janeiro.

Para quem é turista, primeiramente defina onde vai ficar no Rio de Janeiro e depois monte seu roteiro com aquela tranquilidade de quem sabe das coisas!

 

Conheça os lugares inexplorados no Rio de Janeiro

 

Relíquias do Brasil

Localizada no Shopping Uptown Barra, a loja-clube Relíquias do Brasil é um espaço bastante interessante que apresenta lembranças dos anos 1960, 1970 e 1980 e itens que podem ser comprados como café moído na hora, groselha, discos de vinil e outras coisas para levar para casa, além de consumir no próprio local sanduíche de mortadela com queijo ou um refri KS, ou seja, naquela boa e velha garrafinha de vidro.

 

Arco do Teles

A passagem histórica Arco do Teles foi construída no século XVIII para ligar a Praça XV à Rua do Ouvidor. A antiga residência da família Teles de Menezes se transformou numa viela onde não passa carros, rodeada por bares, restaurantes e ateliês.

 

The Maze Rio

Poucos pontos comerciais no Rio são tão ímpares quanto o The Maze. Construído no morro do Catete por um correspondente da rede BBC de comunicação, o pequeno castelo forrado por mosaicos teve a contribuição de artistas do mundo todo em suas paredes. Funciona como centro cultural, Bed&Breakfast e um dos melhores lugares para ouvir jazz na cidade. Além disso, oferece suporte para a comunidade local com aulas de inglês, balé, música e futebol.

 

Ecomuseu de Santa Cruz

Foi criado para valorizar e preservar o patrimônio do bairro Santa Cruz da Zona Oeste. A instituição cultural fica no Palacete Princesa Isabel, de arquitetura neoclássica, inaugurado em 1881. Hoje é um monumento tombado. A programação conta com exposições itinerantes, espetáculos de música/teatro, oficinas e seminários envolvendo o patrimônio.

 

Parque Estadual do Grajaú

No local, a principal atração é a Pedra do Andaraí, que chega a 444 metros de altura. A área florestal aberta ao público protege diversas espécies da fauna e da flora, como a árvore caiapiá e a ave tiribas, que numa primeira impressão, lembra um periquito. A beleza teatral faz pano de fundo para o anfiteatro, o playground, piqueniques e outras aventuras típicas de montanhistas.

 

Galeria Cajá

No bairro Santa Teresa, a Galeria Cajá é um misto de espaço cultural, loja de arte e bistrô. O foco é reunir peças de decoração e moda artesanais, além de servir pratos saudáveis vegetarianos/veganos e promover eventos como apresentações musicais e bazares.

 

Ilha da Gigoia

Gigoia compõe parte do arquipélago da Lagoa de Marapendi e é acessada somente de barco. Casinhas de madeira no estilo palafita, pousadas e restaurantes pairam acima da Lagoa da Tijuca. Após o almoço com frutos do mar à mesa, vale esperar até o pôr do sol para apreciar o visual antes de retornar para casa.

 

Núcleo Piraquara

Na região do Realengo, dentro do Parque Estadual Pedra Branca, está o Núcleo Piraquara. A área protegida resguarda não só um importante remanescente de Floresta Atlântica, como também três piscinas naturais aptas para banho que vão animar o seu final de semana. A infraestrutura da área de lazer destinada a adultos e crianças conta ainda com deck, parque infantil, sanitários públicos. O parque tem vários outros atrativos, como o Núcleo Camorim, o Maciço da Pedra Branca, cachoeiras e praias virgens nos arredores.

 

La Bicyclette

Escondida no meio da Floresta da Tijuca, ao lado do Jardim Botânico, a padaria artesanal La Bicyclette oferece um café da manhã maravilhoso para quem pedala rumo ao mirante Vista Chinesa. O combo contém cesta de pães variados, salmão defumado, frutas, iogurte, granola, croissant ou pain au chocolat, manteiga, geleia artesanal, ricota, suco, café, cappuccino ou chá.

 

Museu do Açude

Ali estão algumas relíquias europeias, em especial uma bela coleção de azulejaria, que compõe painéis franceses, holandeses, espanhóis e portugueses dos séculos XVII ao XIX. O acervo também conta com antigas louças do Porto, esculturas chinesa, indiana e indochinesa, além de esculturas nos jardins, assinadas por grandes nomes da arte contemporâneo nacional como Helio Oiticica, Lygia Pape, Iole de Freitas e Nuno Ramos.

 

Tribas Pizzas

O Rio é bem conhecido pelas comidas ogras, apelidadas de “podrão”. Pois se você quer fugir das boas doses de calorias e ainda comer um besteirol, o Tribas Pizzas é para você, pois oferece pizzas de massa integral, produzida com batata doce e linhaça, sem gordura, ovos ou açúcar. Para completar, o molho de tomate fresco e o requeijão são artesanais, o catchup é de beterraba e a mostarda é de chuchu. É uma opção leve, saudável e livre de aditivos químicos. Se quiser provar algo ainda mais diferente, tente a Sushi Pizza, rolls produzidos com a massa da pizza recheado com salmão, queijo da casa, cebolinha orgânica e gergelim.

 

Barra de Guaratiba

É um pequeno oásis que paira entre a restinga de Marambaia e belíssimas praias desertas. A região se tornou point gastronômico, reunindo diversos restaurantes focados em frutos do mar nos arredores da orla. Conta ainda com mirantes de tirar o fôlego, muito além da Pedra do Telégrafo e alguns atrativos bem especiais, como o antigo Sítio do Pica Pau Amarelo e o sítio do paisagista Roberto Burle Marx.

 

Praia do Secreto

É um dos lugares mais escondidinhos do Rio de Janeiro. Acessado através da Praia da Macumba ou por uma trilha íngreme que sai da estrada, o pequeno oásis ganhou certa fama por causa de suas piscinas naturais de águas azuis e cristalinas que se formam entre as rochas durante a maré baixa. Por ser um local pequeno, pode ser considerado um cantinho pouco movimentado, especialmente durante a semana.

 

Vila do Largo

O Café Secreto, um cantinho escondido com mesinhas na calçada, serve cafés especiais, feitos com grãos artesanais de qualidade a partir de vários métodos de extração, o lugar é uma joia para quem curte a bebida, seja quente ou fria. Tem comidinhas e tem aconchego!

 

Faça passeios turísticos com a 4 FLY RJ!

 

A maneira mais emocionante de se ver os famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro é de helicóptero. Realizar um passeio turístico nas alturas é a combinação perfeita entre adrenalina e contemplação!

Muitos ainda desconhecem o voo panorâmico como uma modalidade de passeio turístico. Antes de se preparar para fazer esse tipo de passeio, certamente você deve se perguntar: qual o tempo de voo de helicóptero? É importante se programar bem.

O tempo de voo vai depender do roteiro elaborado e dos pontos turísticos que a aeronave irá sobrevoar, pois é a partir desse planejamento que a duração da viagem é calculada.

Então, lembre-se de que se optar por um roteiro com poucos locais de visitação, menor será o tempo de voo. Avalie também os roteiros disponíveis para verificar se o voo vai passar pelos lugares que você deseja conhecer.

 

Aproveite bem o passeio para registrar tudo
e compartilhar com familiares e amigos!

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.