Praia do Abricó: a praia de nudismo do RJ

Você já ouviu dizer que a cidade do Rio de Janeiro possui uma praia de nudismo? É isso aí! Muita gente não sabe nem nunca ouviu falar sobre isso.

Praia do Abricó: a praia de nudismo do RJ

Praia do Abricó: a praia de nudismo do RJ

Você já ouviu dizer que a cidade do Rio de Janeiro possui uma praia de nudismo? É isso aí! Muita gente não sabe nem nunca ouviu falar sobre isso.

A praia do Abricó além da parte reservada aos naturistas, também possui uma pequena área para o público em geral onde não pode tirar a roupa.

Naturismo é ser natural. O naturismo tem como finalidade promover um modo de vida mais natural e saudável, dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação.

Liberada oficialmente há 17 anos para a prática, as visitas devem ser realizadas aos sábados, domingos e feriados, quando representantes do grupo estão no local para garantir segurança e monitorar o comportamento dos banhistas, além de oferecer explicações sobre o naturismo. Nesses dias a nudez se faz necessária para todos os frequentadores da Praia de Abricó, inclusive para vendedores ambulantes e fixos. Nos demais dias da semana o uso de roupas é opcional, porém não recomendado.

 

Tudo sobre esse cantinho ainda pouco explorado da cidade maravilhosa

A praia do Abricó tem próximo de 300 metros de extensão, sendo que cerca de 250 metros é especificamente para a prática do naturismo. No local, há um posto de guarda-vidas para segurança dos banhistas. Afinal, essa praia é frequentada por muitas famílias com crianças e idosos.

Embora pequena, a parte aberta ao público é muito aconchegante e bem tranquila, pois muita gente não conhece essa praia. Além disso, muitos frequentadores da região optam por ir para Grumari, que tem uma faixa de areia bem maior e mais estrutura.

A praia é circundada por montanhas e muita vegetação, que, quando contrastam com a água do mar e o azul do céu, formam um esplendoroso cenário relaxante que acalma a mente.

Esta faixa de areia possui muitas pedras que ajudam a controlar as ondas do mar deixando a água menos agitada. Além disso, a água por ali é cristalina e está quase sempre própria para banho.

Além de perfeita, a praia é bastante limpa. Quase não se vê lixo no chão e os frequentadores, que geralmente são os mesmos, cuidam com consciência da praia que frequentam.

 

Onde fica a praia de Abricó?

Abricó fica na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, após o Recreio dos Bandeirantes entre a Prainha e a praia de Grumari.

A distância da área central da cidade e o acesso mais difícil ajudam a manter esta região preservada, pois não circula transporte público no local.

Outro fator que ajuda na conservação dessa região é o fato de ser uma área de preservação ambiental. A praia de Abricó está dentro do Parque Natural Municipal de Grumari.

 

Como chegar na Praia do Abricó

De Copacabana até o Abricó são aproximadamente 40 km de distância. Em dias de movimento gasta-se em torno de 1 hora até lá de carro.

Vale dizer que o último ponto de transporte público está a mais de 5 km de distância. Caso você curta caminhar, a distância pode parecer curta. No entanto, vale ressaltar que o trajeto possui diversos pontos de subidas e descidas que podem dificultar até mesmo para quem vai de bicicleta.

Não resta dúvida de que a melhor forma de chegar até a praia do Abricó é de carro. O caminho é quase sempre beirando a orla e isso torna o trajeto bem agradável.

Da orla da Barra da Tijuca, basta seguir pela praia da Reserva e subir a serrinha que leva até a Prainha. Fique atento à sua esquerda para avistar uma placa indicativa que sinaliza o caminho.

 

Breve história sobre a Praia do Abricó

A prática naturista na praia do Abricó já acontece desde os anos 70. No entanto, foi em 06 de novembro de 2014 que a região foi regulamentada e tornou-se, oficialmente, a primeira praia de nudismo no Rio de Janeiro.

A praia faz parte da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), cujo objetivo é defender, coordenar, difundir e desenvolver a prática e, principalmente, a cultura do naturismo no Brasil.

O acesso à área naturista da praia do Abricó fica à esquerda da área comum, escondido em meio a grandes pedras.

Não há nenhuma outra restrição para entrar na área naturista além de estar sem roupa. Tanto os homens quanto as mulheres podem entrar nesta área da praia, independentemente de estarem ou não acompanhados. Vale lembrar que o código de ética da FBrN proíbe a prática de atos sexuais, bem como comportamentos sexualmente ofensivos e obscenos.

A área de Abricó destinada ao naturismo quase não possui sombras. Por isso, tenha atenção redobrada com o protetor solar, principalmente nas partes do corpo que não estão acostumadas ao sol.

Outra coisa que vale ressaltar é que não possui aluguel de barracas e cadeiras; por isso é preciso levar de casa. É importante levar também uma canga ou toalha para sentar na areia.

 

Quando ir à praia do Abricó

Durante os finais de semana e feriados de sol, o pessoal da Associação Naturista da Praia do Abricó fica por lá para dar orientações, tirar dúvidas sobre o naturismo e manter a ordem no local. Por conta disso, este é o melhor momento para frequentar a praia e praticar o naturismo.

Evite ir durante a semana, pois sem a fiscalização não se tem garantia de que as regras de convivência serão devidamente cumpridas.

 

Regras da praia de nudismo no Rio de Janeiro

Logo na entrada da praia existe uma placa com todas as regras que devem ser seguidas. Confira!

  • Proibido filmar ou fotografar os naturistas.
  • Não é permitido acampar.
  • Entre 8h e 17h não é permitido jogar frescobol, altinha e qualquer jogo com bola.
  • Proibido praticar atos de caráter obsceno ou sexual.
  • Proibido extrair areia e conchas, além de capturar animais.
  • Não é permitido a entrada de animais domésticos.
  • Recolha o lixo produzido.
  • É proibido fazer fogueiras e os cigarros devem ser bem apagados.
  • Evite uso de aparelho sonoro com volume ampliado.

 

Outras praias naturistas no estado do Rio de Janeiro

 

Além de Abricó, o estado conta com outra praia de nudismo regulamentada: Olho de Boi, localizada no município de Búzios, na região dos Lagos do estado. Assim como Abricó, esta praia também faz parte da Federação Brasileira de Naturismo.

Já a praia Brava, localizada em Cabo Frio (também na região dos Lagos) é outro destino de naturismo do estado. Entretanto, não é uma praia naturista oficial nem regulamentada.

 

Uma voltinha nas alturas ajuda a conhecer um local por outro ângulo

Quem anda pelo Rio de Janeiro pode se surpreender com uma caminhada à beira-mar, o vento no rosto e a movimentação de turistas no calçadão e nas barracas. Ver a cidade do alto, porém, é uma experiência ainda mais marcante.

Apreciar um ponto turístico do alto num passeio de um helicóptero é uma experiência capaz de transformar uma viagem e a visão de um destino. Descubra passeios imperdíveis!

O próximo passo de quem já visitou pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã e as praias de Copacabana, da Barra da Tijuca, do Leblon entre outras, é agendar um voo de helicóptero com a 4 FLY RJ para ver como a cidade se transforma quando vista de cima. Ver tudo isso do chão é uma experiência; conhecê-las do alto é totalmente diferente. De cima, elas podem se tornar ainda mais grandiosas.

O preço da experiência varia de acordo com o percurso e, acredite, vale muito a pena considerar uma voltinha nas alturas e conhecer um local por outro ângulo.

Vale lembrar que durante esse período de pandemia, o uso de máscaras é obrigatório, todos os passageiros têm a temperatura aferida e as aeronaves estão com capacidade reduzida – apenas integrantes da mesma família sentam lado a lado a bordo.

Deixe uma resposta

Os principais parques no Rio de Janeiro

Os principais parques no Rio de Janeiro

Parque é a nomeação de todas as “áreas de proteção ambiental” de uma cidade. É um local chamado de “área verde”. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

Leia mais »
Live Dennis das antigas

Live Dennis no Cristo Redentor com a 4 Fly RJ

LIVE DENNIS – No dia 18 de julho de 2020 o DJ Dennis subiu até o Cristo Redentor para comandar uma das melhores lives, “É o mundo”, onde o seu repertório fez muita gente arredar o sofá da sala para dançar os clássicos dos anos 90, além das músicas da atualidade.

Leia mais »