Praia de Ipanema – história, curiosidades e dicas de passeio

A praia de Ipanema é muito conhecida, é até mesmo muito requisitada entre os turistas que procuram por uma praia bem movimentada, com quiosques que oferecem deliciosas porções e, claro, um dos lugares que possui uma das maravilhosas vistas do Rio de Janeiro.

Praia de Ipanema Rio de Janeiro

Praia de Ipanema – história, curiosidades e dicas de passeio

A praia de Ipanema é muito conhecida, é até mesmo muito requisitada entre os turistas que procuram por uma praia bem movimentada, com quiosques que oferecem deliciosas porções e, claro, um dos lugares que possui uma das maravilhosas vistas do Rio de Janeiro.

Neste artigo, vamos abordar um pouco da história da praia de Ipanema, além de apresentar várias dicas de passeios e curiosidades do local.

 

A história da praia de Ipanema

No início do século XX começou o grande avanço na Vila de Ipanema. Situado próximo dos grandes bairros, como o Flamengo, Botafogo, Copacabana e Leblon, a praia de Ipanema começou a cair no gosto da população, e principalmente dos turistas.

Com isso, em 1902 foi inaugurada as linhas de bonde que começaram a facilitar a circulação da Vila de Ipanema. A partir deste período, várias inovações foram acontecendo com esta região, e tornando-a cada vez mais populosa.

Em 1918, o colégio dos Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz foram construídos na Rua 20 de Novembro, hoje conhecida como Rua Visconde de Pirajá. Já as calçadas de Ipanema fazem parte do projeto paisagismo do arquiteto Renato Primavera Marinho, para a comemoração do quarto centenário da cidade.

 

Curiosidades sobre a praia de Ipanema

 

  1. Em 1894, o local onde é conhecido hoje como Ipanema, era uma chácara do Conde de Ipanema. Embora não existisse construções, não era considerado um bairro.
  2. No século 18, a região do bairro de Ipanema já foi moraria dos índios, membros da aldeia Kariané.
  3. Nos anos 70, o compositor e músico Vinícius de Moraes, morador de Ipanema, criou música para protestar contra a especulação imobiliária daquela região. A música retratava como o bairro da ‘Garota de Ipanema’ estava se transformando em um bairro cheio de edifícios, trânsito e muito movimento.
  4. A praia de Ipanema é muito requisitada como cenário para o pedido de namoro ou noivado. Alguns casais ainda utilizam da praia de Ipanema para realizar a cerimônia de casamento. Com esta procura, algumas empresas oferecem serviços de casamento ao ar livre, na praia de Ipanema.
  5. No final da década de 60, o projeto para a construção de um avião para as atividades agrícolas, foi tomando forma. Este avião foi conhecido com nome de “Ipanema”, e na região era possível fazer cursos para formação de mão-de-obra especializada em aviação agrícola.
  6. As areias de Ipanema também já serviram de local para um duelo de dois opositores, o senador gaúcho Pinheiro Machado e o jornalista e diretor do Jornal Correio da Manhã, Edmundo Bittencourt, que resolveram lavar suas honras a bala nas areias de Ipanema.
  7. Em 1918, foi construída a primeira igreja do bairro, a Igreja Nossa Senhora da Paz. No entanto, a primeira missa na Igreja foi celebrada somente em 12 de maio de 1921.

 

Praia de Ipanema – bares, restaurantes e diversão

Além de curtir o gelado e deslumbrante mar, ao redor da praia de Ipanema existem vários outros pontos para a diversão em família, amigos ou até mesmo sozinho.

Logo abaixo, vamos listar algumas sugestões. Veja a seguir:

 

Compras na Feira Hippie de Ipanema

Com várias galerias de artes e artesanatos sendo vendido ao ar livre, a feira hippie de Ipanema vem cativando pessoas de várias localidades do Brasil, desde o final dos anos 60.

Realizada na praça General Osório, os turistas podem usufruir de aproximadamente 900 pontos de exposições, com bordados, pinturas, artigos de decoração, acessórios femininos, artesanato brasileiro, e entre outros.

Esta feira pode ser muito útil para quem deseja comprar uma lembrancinha de viagem, para eternizar esta viagem.

 

Admirar o pôr do sol na Pedra do Arpoador

Após um dia de praia, que tal aguardar o pôr do sol com uma das vistas mais bonita: na Pedra do Arpoador do Rio de Janeiro.

Muitos conhecem esta vista através das novelas ou séries de televisão. Então, já imaginou ter esta experiência presencialmente? Garantimos que este lugar é perfeito para toda a família, crianças, amigos ou até mesmo com o seu crush.

 

Bar Garota de Ipanema

Um dos bares mais requisitados pelos turistas é o bar no qual Tom Jobim e Vinícius de Moras compuseram a letra da famosa canção. Então, você pode tomar um gelado chopp ou uma deliciosa caipirinha.

 

Tirar uma foto no Mirante da Paz

Outo lugar muito requisitado por quem está na Praia de Ipanema, é conhecer o Mirante da Paz para conhecer o Rio de Janeiro de outro ângulo. Você também pode aproveitar esta visita para tirar várias fotografias e selfies.

 

Tomar uma cervejinha no fim de tarde nos quiosques da praia

Turista que é turista quer curtir a praia até o último minuto, não é mesmo? Então, você também pode curtir as opções de tira-gosto e almoço que os quiosques da praia de Ipanema oferecem, além da indispensável cerveja!

 

Praticar Yoga gratuitamente na praia de Ipanema

Em frente ao posto 8 da praia de Ipanema, ocorre quinzenalmente aula gratuitas de yoga. Os instrutores do espaço 88yoga88, oferecem esta aula aos domingos e não precisa de pré-inscrição.  Basta chegar com a sua disposição e a canga às 9hr na praia.

 

Experimentar o Matte + Biscoito Globo

Você não pode esquecer de experimentar a dupla mais aclamada pelos moradores e turistas do Rio de Janeiro: o chá matte com biscoito globo. Muitos vendedores ambulantes costumam vender os dois, e fazem a diversão de todos os banhistas das praias cariocas.

 

Conheça a praia de Ipanema com a 4 Fly RJ

Já imaginou conhecer a praia de Ipanema e toda a região de forma diferença, e com um ângulo de tirar o fôlego? Então, converse com a equipe 4 Fly RJ para agendar o seu passeio de helicóptero, onde você pode sobrevoar a praia de Ipanema e vários outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Amou esta dica? Então aproveite o cupom de desconto da 4 Fly RJ, e agende o seu passeio com desconto de R$100 por passageiro.

 

Cupom com R$ 100,00 de desconto

Deixe uma resposta

7 dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ

7 dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ

Basta o tempo dar uma esquentada que as pessoas já procuram por momentos agradáveis no litoral do Brasil. Afinal, quem não gosta de pegar uma prainha e beber uma água de coco bem geladinha para se refrescar? Veja algumas dicas para cuidar da saúde nas praias do RJ.

Leia mais »
Como criar um roteiro de viagem

Como criar um roteiro de viagem

Você já passou horas e horas pensando naquela viagem dos seus sonhos? Já organizou mentalmente algumas atrações que deseja visitar ou conhecer? Pois é…quando estamos apenas idealizando o passeio, parece que todas as ideias se encaixam perfeitamente.

Leia mais »
Jardim Botânico RJ - história, endereço e o funcionamento

Jardim Botânico RJ – história, endereço e o funcionamento

O bairro do Jardim Botânico é um dos mais bonitos e escolhido do Rio de Janeiro. Nele estão alguns dos pontos turísticos mais indicados para visitantes que desejam um passeio em família, que estão em casal ou simplesmente sozinhos.

Localizado ao pé do Cristo Redentor, o espaço reúne monumentos como o Museu do Meio Ambiente, o espaço Tom Jobim e, é claro, o Jardim Botânico do Rio, um dos mais importantes do mundo.

Leia mais »
Onde comer no Rio de Janeiro - os melhores lugares

Onde comer no Rio de Janeiro – os melhores lugares

Quando o assunto é gastronomia, o Rio de Janeiro é sem dúvida uma das melhores opções. São diversas as opções espalhadas por todos os bairros. O melhor de tudo é que, além de vários tipos de cozinhas, o preço é variado e, certamente, as opções se ajustarão ao seu bolso.

Leia mais »