Os principais parques no Rio de Janeiro

Parque é a nomeação de todas as "áreas de proteção ambiental" de uma cidade. É um local chamado de “área verde”. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

Os principais parques no Rio de Janeiro

Os principais parques no Rio de Janeiro

Parque é a nomeação de todas as “áreas de proteção ambiental” de uma cidade. É um local chamado de “área verde”. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

 

Parque Urbano

Área livre de edificações, determinada como local público com vegetação abundante e áreas não pavimentadas, que propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público com playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos, embora localizado dentro de uma área urbana.

Ocasionalmente está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.

 

Parque natural

Área natural protegida por lei, onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local. Também pode servir como local de recreação como camping, canoagem, caminhadas e piqueniques para pessoas. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras.

 

Parques no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pelos seus belos e famosos pontos turísticos, Cristo Redentor, Praia de Copacabana e Maracanã, além de sua arte, como o samba e a bossa nova. Os parques também fazem parte dessa fama, e são procurados por milhões de pessoas que anseiam por passar algum tempo em meio à natureza.

 

Parques no Rio de Janeiro para se curtir um passeio ao ar livre

 

Parque Lage

Localizado aos pés do Corcovado e do Cristo Redentor, oferece vastas alamedas com palmeiras imperiais e jardins europeus para se caminhar, além de brinquedos para as crianças e uma trilha no interior da floresta.

Atualmente, no local se destaca a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que oferece diversos cursos de arte e história, atividades infantis, além de exposições artísticas e culturais.

 

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Considerado uma reserva ecológica ou santuário ecológico, com área de 155 mil metros quadrados, conta com mais de 7.200 espécies de plantas, sendo um dos 10 mais importantes no mundo, abrigando espécies raras de plantas da flora brasileira e também de outros países. No local, além de muito verde, há aves e pequenos animais silvestres criados soltos.

 

Parque Ecológico Chico Mendes

Criado para preservar a Lagoinha das Tachas, é um dos últimos parques no Rio de Janeiro onde ainda há restingas e alagados bem preservados. O parque oferece variedade de atrações, como salas de exposições animais, trilhas para caminhadas, biblioteca, auditório e mesas para jogos, além de brinquedos infantis e áreas reservadas para piqueniques.

No local, pode-se observar animais em risco de extinção, a exemplo do jacaré-de-papo-amarelo, jabutis e da preguiça-de-três-dedos. Também são encontradas aves típicas da região e mamíferos como o gato-do-mato.

 

Parque Nacional da Floresta da Tijuca

A Floresta tropical da Tijuca do Rio de Janeiro é a maior floresta urbana do mundo. No local, há mirantes, lagos, sítios históricos, trilhas e muitos caminhos pitorescos. O local é muito visitado por quem aprecia caminhadas por áreas verdes tanto pelas vias pavimentadas como pelas trilhas.

 

Quinta da Boa Vista

Visitar o parque e jardins da Quinta da Boa Vista é uma viagem ao Século XIX, uma visita ao bom gosto e ao contato com a natureza. Uma viagem no tempo em que os olhos se voltam também para a vida ao ar livre e o verde.

Na Quinta da Boa Vista, você pode visitar o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, também chamado de RioZoo.

 

Aterro do Flamengo

O nome oficial é Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, também conhecido como aterro do Flamengo. É uma enorme área gramada e arborizada, ao longo do mar, contendo quadras de esporte, ciclovia, e locais para caminhar e lazer.

Conta com duas áreas: o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, voltado à história e arte, com espaços como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Monumento Aos Mortos da II Guerra Mundial, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória e a casa de shows Vivo Rio; e o Parque do Flamengo, marcado por quadras esportivas, playgrounds e pistas de caminhada.

 

Parque da Chacrinha em Copacabana

Pequena reserva de conservação ambiental estadual, com caminhos pitorescos cercados de matas e belos recantos de lazer, onde há trilhas que exigem pouco esforço, sendo assim adequadas para iniciantes.

 

Parque Natural Municipal de Marapendi

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, o Parque Natural Municipal de Marapendi foi criado para proteger a lagoa e restinga de Marapendi. No local, há trilhas, atividades focadas em ecoturismo, habitualmente guiadas e agendadas com alguém ou empresa do ramo.

 

A importância da preservação do meio ambiente

Os parques são áreas verdes que proporcionam qualidade de vida às pessoas, pois oferecem contato direto com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para realização de atividade física e o lazer. Estas atividades beneficiam psicológica, social e fisicamente a saúde dos indivíduos como redução do sedentarismo e estresse do cotidiano urbano.

Tempo bom, sem chuva e férias escolares são fatores ideais para a prática do ecoturismo, como passeios aos parques, praias, caminhadas por trilhas e piqueniques. Seja uma pessoa consciente e preserve a natureza. Para evitar a poluição causada pelo lixo ou a destruição das áreas visitadas, confira algumas dicas simples que ajudam a proteger o meio ambiente.

 

  • Planejar é fundamental
  • Aprenda as técnicas básicas de segurança
  • Seja cortês com outros visitantes e com a população local
  • Cuide das trilhas e locais de acampamento
  • Recolha seu lixo e traga-o de volta
  • Mantenha cada coisa em seu lugar
  • Evite fazer fogueiras, evite queimadas
  • Para cozinhar, utilize um fogareiro; para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna
  • Não use sabão nem lave utensílios e panelas em fontes de água
  • Respeite os animais e as plantas
  • Observe os animais à distância, não os alimente
  • Deixe os animais domésticos em casa
  • Você é responsável por sua segurança e pela preservação do meio ambiente

 

Por que não podemos alimentar os animais silvestres?

Os animais silvestres que são alimentados pelos humanos, sentem-se desmotivados a buscar os próprios alimentos. Não precisam fazer esforço para conseguir o próprio alimento. Isso prejudica a saúde de todos os animais silvestres. Sem contar que uma comida inadequada pode provocar o alterar o metabolismo do animal.

Ao se aproximar dos animais, as pessoas sentem-se tentadas a oferecer balas, chocolates, pipocas e outros alimentos gostosos ricos em açúcares, sais e gorduras que causam problemas à saúde deles. Na natureza, os animais não recebem os cuidados veterinários necessários para livrá-los de doenças como diabetes, colesterol elevado e hipertensão. Não alimente animais silvestres!

 

Conheça os principais parques no passeio de helicóptero com a 4 Fly RJ

Em um voo de 30, 45 ou 60 minutos, a 4 Fly RJ oferece vistas exclusivas dos belíssimos parques do Rio de Janeiro a partir de um ponto de vista distinto que o deixará mais próximo e com melhor ângulo da encantadora natureza preservada da Cidade Maravilhosa. Você ficará encantado com tanta beleza vista lá do alto. O helicóptero vai subindo devagar e paira bem sobre cada parque.

Combine com seus amigos, familiares, namorado, ou simplesmente vá sozinho, para curtir essa experiência que ficará em sua lembrança para sempre. Prepare sua câmera para registrar essa experiência fantástica. Bom voo!

 

Cupom com R$ 100,00 de desconto

Deixe uma resposta

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

Vai viajar para o Rio de Janeiro por pouco tempo? Não tem problema! A Cidade Maravilhosa tem ótimas opções de passeios para você curtir e aproveitar bem o passeio. Confira todas as dicas, informações e detalhes de boas opções para curtir ainda mais a sua viagem na cidade maravilhosa em 2 dias!

Leia mais »