Melhores lugares para mergulhar no Rio de Janeiro

Para aqueles que curtem mergulhar ou para quem gosta de observar as belezas da natureza, o estado oferece muitas opções. Confira a seguir alguns dos melhores lugares para se mergulhar no Rio de Janeiro.

Os melhores lugares para mergulhar no Rio de Janeiro

Melhores lugares para mergulhar no Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro possui uma grande variedade de praias com águas límpidas e admirável fauna. Para aqueles que curtem mergulhar ou para quem gosta de observar as belezas da natureza, o estado oferece muitas opções. Confira a seguir alguns dos melhores lugares para se mergulhar no Rio de Janeiro.

 

Locais para mergulhar no Rio de Janeiro

Veja abaixo uma série de lugares imperdíveis para conhecer e mergulhar que você pode incluir no seu roteiro de passeios no Rio de Janeiro para variar um pouco das opções tradicionais.

 

Arraial do Cabo

Localizada a 180km da cidade do Rio de Janeiro, a cidade possui vários pontos de mergulho, com diversidade única. Nas águas que banham a cidade é possível encontrar tartarugas, arraias, e até, em algumas épocas do ano, baleias, cardumes de golfinhos e pinguins pela costa. Para quem deseja aprender, também há operadoras e escolas de mergulho.

 

Saiba onde mergulhar na cidade:

 

Ponta da Jararaca

No local houve um naufrágio e pedaços do barco ficaram espalhados pelo fundo e podem ser vistos pelos mergulhadores, é possível encontrar também lagostas, moreias e mangangás. Profundidade de mergulho entre 12 e 18 metros.

Saco do Cherne

É uma enseada próxima à Prainha, com enorme diversidade de animais, é um bom lugar para iniciantes de mergulho e para tirar fotos. Profundidade entre 9 e 16 metros.

Saco do Anequim

Peixes de passagem colorem as águas e gorgônias podem ser observadas, profundidade entre 9 e 20 metros.

Praia dos Anjos

Local onde se encontra grande parte das operadoras de mergulho da cidade. Casais aproveitam para se casarem durante os mergulhos. Há disponíveis cursos de mergulho e é de lá que partem várias embarcações e escunas para passeio.

Ponta dos Ferreiros

Geralmente com correnteza, e como em todos os mergulhos do lado de fora da Ilha do Cabo Frio, é preciso estar atento aos ventos, correntezas e as grandes profundidades. Profundidade: 18 aos 38m.

Enseada das paredes

Enormes fendas e passagem de peixes grandes, com profundidade de mergulho entre 20 e 40 metros. Atenção ao vento, correntezas e as grandes profundidade.

Oratório

Com muitas locas, é possível avistar lindos peixes de fundo do mar. Profundidade entre 18 e 36 metros.

Praia do Pontal do Atalaia, Praia Grande e Prainha

Indicadas para Snorkeling, é possível encontrar tartarugas, arraias e moreias. São praias movimentadas e com baixa profundidade.

 

Angra dos Reis – Praia Vermelha em Ilha Grande

A Praia Vermelha é um convite para atividades na água. Ela fica na Ilha Grande e desperta interesse de visitantes do mundo todo.

O local é bastante procurado para a prática de mergulho, devido aos navios que naufragaram na região e, ao redor deles, formou-se uma vida marinha inigualável.

No decorrer do mergulho é viável encontrar anêmonas, polvos e uma grande variedade de peixes. A profundidade varia entre 2 e 10 metros e a visibilidade é possível entre 2 e 8 metros.

 

Forte de Copacabana

Aproveite para mergulhar. Coloque seu snorkel e curta as belezas do mar de Copacabana. Não pratique mergulhos profundos sem orientação e sem a companhia de um mergulhador profissional.

 

Búzios

A região de Búzios tem vida marinha abundante e duas ilhas com saídas para mergulho. Confira!

 

Ilha de Âncora

Melhor ponto de mergulho da região, com variedade de peixes ornamentais, arraias, além de grandes rochedos. Durante os noturnos é possível avistar também tartarugas. O local é ótimo para filmagens e fotografias debaixo d’água.

 

Ilha de Gravatás

É indicada principalmente para mergulhadores básicos e, no local, é possível encontrar tartarugas e arraias. Do lado Sul a vida marinha é mais intensa, com profundidade entre 12 e 36 metros, e do lado Norte, há fundo de pedras e formações interessantes e vida marinha regular. A profundidade de mergulho varia entre 12 e 24 metros.

 

Paraty

A cidade que traz incrível cenário histórico e arquitetura colonial conta com muitas opções e pontos para mergulho. Lá acontecem os chamados “batismos” dos cursos de mergulho.

 

Confira os pontos de mergulho!

 

Ilha Deserta

É a mais distante de Paraty, possui muitos túneis, e passagens estreitas. Há grande diversidade de crustáceos, moreias e cavalos marinhos.

Ilha Comprida

É muito visitada para a prática de snorkeling, pois há muitos peixes que nadam perto da superfície.

Ilha dos Cocos

O acesso não é muito fácil, no entanto, suas águas são mais límpidas do que nas outras. Existe uma caverna na parte de mergulho e é possível encontrar polvos e cultivo de mariscos.

 

Ilhas Tijucas

Localizadas entre as praias de São Conrado e Barra da Tijuca, esse arquipélago é formado por três ilhas: Pontuda, do Meio e Alfavaca. Essa última é considerada como o melhor ponto para mergulho, pois possui maior diversidade de peixes, tartarugas e arraias.

A ilha Pontuda abriga, além da vida marinha diversa, variadas espécies de pássaros.

 

Arquipélago das Cagarras

Partindo do litoral, de barco, lancha, escuna, veleiro, iate ou traineira você chega ao Arquipélago das Cagarras localizado a cinco quilômetros ao sul da praia de Ipanema. Geralmente, as embarcações saem da Marina da Glória. Um passeio para apreciar a cidade do Rio de janeiro de outro ângulo e ainda fazer um delicioso mergulho.

No fundo de suas águas, encontramos uma enorme variedade de peixes, crustáceos, moluscos, algas, estrelas do mar, além das visitas constantes de tartarugas, golfinhos e até baleias.

 

Ilha Rasa

A Ilha Rasa não pertence ao Arquipélago das Cagarras. Ela fica a cerca de 9km da Ponta do Arpoador e é também considerada um dos melhores pontos de mergulho do Rio de Janeiro.

A ilha proporciona bons mergulhos para pessoas com pouca experiência e também para os mais avançados e exigentes. A profundidade varia entre 8 aos 42 metros e a visibilidade é possível entre 2 e 20 metros.

 

Ilhas Redonda, Filhote e Lage da Redonda

O Arquipélago é um ponto excepcional para os mergulhadores irem ao menos uma vez ao ano, mas devido a sua distância e também a ausência de pontos de apoio, a prática só pode acontecer em dias de mar calmo e dia claro e por profissionais certificados.

Com uma enorme variedade de peixes, até mesmo os de passagem, os ornamentais, enormes rochedos e muitos esconderijos, a visibilidade costuma variar bastante, indo dos 5 aos 20 metros e a profundidade chegando aos 40 metros, quando se distancia da Laje. Em dias de águas claras, essas paisagens são vistas com uma profundidade de 15 a 25 metros, sendo esplendoroso o mergulho.

 

Ilha de Cabo Frio

Também conhecida como Ilha do Farol, sua beleza é incontestável, como a pequena praia próximo ao Boqueirão (estreito da ilha com o continente), com a enseada de Maramutá. Na sua parte inferior, a profundidade é menor, indo dos 2 aos 18m, com águas claras e uma vida marinha variada, além de ser uma área totalmente abrigada do vento e mar agitado. Com excelentes pontos para mergulhadores básicos e/ou com pouca experiência.

Mediante tudo isso, não se pode negar que a cidade do Rio de Janeiro é maravilhosa tanto em terra firme quanto em alto mar.

 

Passeio panorâmico de helicóptero pela Cidade Maravilhosa

Deslizar pelo ar e se deliciar com as vistas espetaculares dos pontos turísticos do Rio de Janeiro encanta qualquer um. Os destaques ficam por conta do Pão de Açúcar, Maracanã, Cristo Redentor, Morro da Urca, Corcovado, Jardim Botânico, praias e muito mais. A escolha entre o dia e passeios noturnos oferece uma perspectiva completamente original de tudo o que o Rio de Janeiro tem a oferecer.

Fazer um passeio de dia de helicóptero com a 4 FLY RJ sobre a Cidade Maravilhosa é aprender sobre a história e pontos de referência da cidade, enquanto os nossos pilotos narram a turnê. Além disso, a experiência durante o dia é ideal para quem quer ver seus marcos famosos de cima.

Ao contrário dos passeios de dia e de crepúsculo, o passeio noturno fornece uma visão mágica de luzes da cidade abaixo de você.

A opção é sua. Nossa equipe estará sempre pronta para fazer com que seu passeio seja inesquecível!

Deixe uma resposta