Conheça a Zona Oeste do Rio de Janeiro

Para você que está planejamento visitar a Cidade Maravilhosa, selecionamos algumas atrações para conhecer e se divertir na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Conheça a Zona Oeste do Rio de Janeiro

Conheça a Zona Oeste do Rio de Janeiro

A Zona Oeste do Rio de Janeiro é a região menos densa, composta tanto pela região da Barra da Tijuca na sua parte sul, uma das mais ricas da cidade, quanto por zonas industriais, com algumas áreas agrícolas, na sua parte norte, sendo muito acentuada a diferença social entre as partes sul e norte da Zona Oeste.

Divide-se em duas grandes regiões separadas pelo Maciço da Pedra Branca: sudoeste e noroeste. Ficou curioso? Então continue lendo este nosso artigo para conhecer melhor sobre esta belíssima região carioca.

 

Zona Sudoeste do Rio de Janeiro

A Zona Sudoeste está situada a sul do Maciço da Pedra Branca, inclui a região da Barra da Tijuca e seus bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Jacarepaguá. A Barra da Tijuca se destaca por ser a região mais moderna e uma das mais desenvolvidas e ricas da cidade, sendo um grande pólo econômico, com setor terciário forte e sede de grandes empresas, além de ser a maior contribuinte de impostos aos cofres municipais.

A Barra é uma extensa planície de ilhas barreiras que há poucas décadas era um grande areal, atravessa desde os anos 1980 períodos de forte expansão econômica, atraindo alguns dos setores mais ricos da população, bem como empresas de luxo, grandes condomínios residenciais e shopping centers.

O planejamento urbano da área se assemelha ao de Brasília, contando ainda com urbanismos diferenciados como o Jardim Oceânico, Recreio e mais recentemente da Península, todo construído por uma empresa do ramo imobiliário.

 

Zona Noroeste do RJ

A Zona Noroeste é formada por bairros a norte do Maciço da Pedra Branca, conta com bairros tradicionais do subúrbio carioca e cujo desenvolvimento acompanhou a extensão da linha ferroviária já na primeira metade do século passado. Destacam-se os bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu, Campo Grande, Jardim Sulacap, Paciência e Santa Cruz.

Para ajudá-lo a conhecer os melhores points da região Oeste do Rio, criamos este guia com várias informações e dicas imperdíveis. Confira!

 

Zona Oeste do Rio de Janeiro – monte o seu roteiro carioca

 

[Imagem retirada da Wikipedia]

 

Para você que está planejamento visitar o Rio de Janeiro, selecionamos algumas atrações para conhecer e se divertir na zona Oeste carioca.

 

Praia da Barra da Tijuca

Começando no Pontal da Joatinga, cuja vista com a maré alta emoldurado pela Pedra da Gávea ao fundo e a Ponta da Joatinga na conexão com o Mar é um sonho. Seguindo à beira mar, chega-se a Olegário onde pontifica o quiosque Samba Social Club, recém-inaugurado com proposta de Cozinha, Samba e Chopp de qualidade.

Continuando em frente entre Olegário e Praça do Ó, há uma sequência Beach Clubs com comida de qualidade, áreas de repouso e o emblemático Quiosque Pepê. Em sequência a Praça do Ó com sua feirinha de Arte e Artesanatos. Em seguida vem o Barramares um excelente point de banho e Surf. E por aí vai por mais uns 10km de praia até a Reserva que é uma praia sem habitações, mas servida por vários quiosques.

 

Sítio Roberto Burle Marx – IPHAN

O Sítio Roberto Burle Marx está situado no bairro de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania.

 

Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial – MUSAL é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro, berço da aviação brasileira, foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica desde 1986.

 

Praia da Joatinga

A praia da Joatinga é uma praia brasileira pequena localizada no bairro do Joá, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, com menos de 300 m, que se pode percorrer de uma ponta à outra em menos de dez minutos. Não é acessível em dias de maré alta, uma vez que as ondas cobrem a faixa de areia.

 

Reserva Marapendi

O Parque Natural Municipal de Marapendi localiza-se nos bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes e integra uma área de proteção ambiental destinada à preservação da vegetação de restinga e manguezal da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Bosque da Freguesia

O Bosque da Freguesia, situado na APA do bairro de mesmo nome, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, trata-se de uma área de 310 mil metros quadrados, criada pela Prefeitura municipal carioca no dia 18 de setembro de 1992 e uma das poucas reservas florestais ou áreas voltadas ao lazer oficialmente protegidas ou tombadas por Lei na imensa região da baixada de Jacarepaguá.

É uma área à disposição do público de terças a domingos, das 6h às 17h, voltada ao lazer da população, com espaços para crianças, trilhas e quadras de esporte. Cortado por 2,5 km de alamedas e trilhas ideais para tranquilas caminhadas. É notória a presença de pequenos répteis e mamíferos nativos da Mata Atlântica como o caxinguelê.

Quem quiser um pouco mais de agitação pode participar da programação esportiva e de entretenimento oferecida pela Prefeitura: shiatsu, Reik, tai chi chuan, ioga e dança do ventre e de salão, entre outras. Há também um campo de futebol e uma quadra polivalente.

A segurança é feita pela Guarda Municipal ou os recém terceirizados. A tranquilidade é garantida pela imensa área verde que deixa do lado de fora o burburinho do bairro.

 

Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz

O Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz está situado no quarteirão histórico do Matadouro de Santa Cruz, no bairro carioca de Santa Cruz. Ele foi criado por um movimento comunitário dos habitantes do bairro, em conjunto com o NOPH (Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica) e outras entidades locais, com o objetivo de promover o resgate da identidade cultural de Santa Cruz e o desenvolvimento de ações e projetos com e pela comunidade, tais como campanhas, exposições e ações pedagógicas na educação formal e não formal.

 

Baía de Sepetiba

A baía de Sepetiba foi palco de inúmeros acontecimentos da história do Brasil e, até hoje, mantém sua importância como posto de vigília em frente à Base Aérea de Santa Cruz para garantir a soberania nacional. Ligada à pré-história indígena, como atesta a presença de sambaquis na região, Sepetiba foi considerada o “Porto do Ouro” por receber todo o ouro que vinha de Paraty com destino a Lisboa.

 

 

 

Conheça a Zona Oeste do Rio de Janeiro – nas alturas!

Além de todas as belezas que marcaram a Zona Oeste, você que gosta de inovar em seus passeios e procura por algo diferente e inesquecível, o voo de helicóptero pelo Rio de Janeiro pode também ser uma fascinante aposta.

Dependendo da duração do passeio, que pode durar entre 30, 45 ou 60 minutos, é possível conhecer várias atrações da zona Oeste desta cidade maravilhosa, e o melhor: com a total segurança e conforto que a 4 Fly RJ garante para todos os seus clientes.

 

Interessou? Então aproveite a promoção da 4 Fly RJ.

Garanta o seu primeiro voo com super desconto.

Deixe uma resposta