Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

A gíria é uma linguagem popular, difundida entre cada região com o intuito de substituir expressões formais ou tradicionais. No Brasil, as gírias fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros, até mesmo em conversar profissionais ou mais sérias. Ao visitar o Rio de Janeiro, você vai escutar diversas gírias locais nas conversas com os cariocas. E de fato, algumas podem até te deixar confuso sobre o desfecho do diálogo. Por conta disso, vamos apresentar abaixo as 19 gírias e expressões populares mais usadas no Rio de Janeiro. Após a leitura, temos certeza que você vai se sentir mais enturmado ao conversar com um nativo pelas ruas da cidade maravilhosa.

Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

A gíria é uma linguagem popular, difundida entre cada região com o intuito de substituir expressões formais ou tradicionais. No Brasil, as gírias fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros, até mesmo em conversar profissionais ou mais sérias.

Ao visitar o Rio de Janeiro, você vai escutar diversas gírias locais nas conversas com os cariocas. E de fato, algumas podem até te deixar confuso sobre o desfecho do diálogo.

Por conta disso, vamos apresentar abaixo as 19 gírias e expressões populares mais usadas no Rio de Janeiro. Após a leitura, temos certeza que você vai se sentir mais enturmado ao conversar com um nativo pelas ruas da cidade maravilhosa.

 

Confira as 19 principais gírias e expressões populares dos cariocas

 

1 – “Mermão”

Uma das gírias mais utilizadas pelos cariocas, o “mermão” é a junção da palavra meu e irmão. Esta expressão é usada como sinônimo de “parceiro”, “cara”, “irmão” e entre outros adjetivos.

 

2 – “Já é”

“Já é” é uma das gírias muito utilizada pelos cariocas. Esta expressão pode ser usada como sinônimo de combinado, demorou e fechou.

 

3 – “Chorinho”

É muito comum escutar esta expressão nas praias do Rio de Janeiro. O “chorinho” do carioca refere-se ao pedido de uma dose extra ao vendedor de mate na praia. Então, quando estiver pedindo a sua bebida, pode pedir o seu ‘choro’ que na maioria das vezes rola, ok?

 

4 – “Tá ligado?”

Uma forma de questionamento para verificar se a pessoa está entendo o que você está falando. No dia-a-dia, esta expressão é utilizada de forma descontraída, e muitas vezes pelos jovens cariocas.

 

5 – “Papo reto”

A expressão “papo reto” é utilizada no momento em que é preciso dizer algo sério e direto.

 

6 – “Fala sério!”

A expressão “Fala sério” é bastante usada quando o carioca deseja demonstrar a sua ironia sobre aquela situação, ou então, para mostrar que não acredita ou não quer acreditar no que acabou de escutar.

 

7 – “Que posto?”

O que muitos turistas não entendem é que o carioca não vai à praia, e sim ao posto. Isto mesmo! Quando o nativo do Rio de Janeiro precisa informar a sua localização na praia, ele sempre refere ao posto que está mais próximo.

Então nada de falar que está na praia da Barra, e sim que está curtindo o sábado no “posto 2”. Combinado?

 

8 – “Sinistro”

Podendo ser utilizada para expressar um sentimento tanto positivo quanto negativo, a palavra sinistro enfatizar que algo daquele contexto está muito bom ou complicado. Por exemplo:

– O carnaval na Bahia foi sinistro! Me joguei!

– A estrada para São Paulo é Petrópolis é sinistra. Muita curva e motorista imprudente.

 

9 – “Irado!”

Quando o carioca solta a expressão “irado”, pode ter certeza que ele achou a situação muito legal. Ela é muito utilizada para demonstrar que algo é muito maneiro. E para falar igual um carioca, você vai precisar dar muita ênfase no a, deixando a palavra bem iraaaada!

 

10 –  “Tá caído?”

A expressão “Tá caído” é utilizada para mostrar que algo não está legal. Sendo o oposto de irado, esta expressão pode demonstrar que uma festa não está interessante e é melhor avisar os amigos o local “tá caidaço”.

 

11 – “Caramba”

A palavra caramba é muito utilizada pelos cariocas para demonstrar o seu descontentamento ou raiva sobre certa ocasião. Entretanto, ela também pode enfatizar um espanto ou surpresa.

 

12 –  “0800”

O “0800” é utilizado para demonstrar que algo poderia ou é gratuita. Por exemplo:

  • Vamos na resenha da casa de Paulo?
  • Só se for 0800!

 

13 – “Maneiro”

Quando o carioca precisa afirmar que algo foi muito legal e interessante, é muito comum utilizar no seu diálogo a expressão ‘Maneiro’. Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

 

14 – “Coé”

Esta expressão pode ser utilizada de diversas maneiras. Você pode utilizar o “Coé” em início de frase, para afrontar uma pessoa ou situação, ou até mesmo para demonstrar indignação por algum acontecimento.

 

15 –  “Night”

Carioca não sai para as baladas e agitos noturnos, e sim para a “night” ou no máximo “uma noitada”.

 

16 – “Ninguém merece”

A expressão “Ninguém merece” é muito utilizada para confirmar o seu desapontamento sobre a situação desagradável que aconteceu. É uma forma de desabafo.

 

17 – “Parada”

Com certeza você já escutou um carioca utilizando a palavra “parada” em sua frase. E este termo é até difícil de explicar já que é bastante versátil e pode significar muitas coisas. Por exemplo:

  • Preciso entregar está parada para a Ana.
  • Tenho uma parada para te contar, urgente!
  • Vamos naquela parada hoje anoite?

 

18 – “Bolado”

O carioca não fica com raiva ou chateado, eles costumam ficar “bolado” com a situação.

 

19 -“Partiu!”

A expressão “partiu” é muito utilizada quando é preciso informar que está indo embora, ou então enfatizar para a turma que precisam seguir em frente.

Então “partiu” se divertir no Rio de Janeiro em um delicioso passeio de helicóptero? Com a 4 Fly RJ você vai conhecer os principais pontos turísticos de um ângulo bem diferente.

Irado, não é mesmo? Então não perca mais tempo, mermão e faça logo o agendamento do seu voo!

 

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL

COM A 4 FLY RJ

 

Deixe uma resposta

Como criar um roteiro de viagem

Como criar um roteiro de viagem

Você já passou horas e horas pensando naquela viagem dos seus sonhos? Já organizou mentalmente algumas atrações que deseja visitar ou conhecer? Pois é…quando estamos apenas idealizando o passeio, parece que todas as ideias se encaixam perfeitamente.

Leia mais »