Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

A gíria é uma linguagem popular, difundida entre cada região com o intuito de substituir expressões formais ou tradicionais. No Brasil, as gírias fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros, até mesmo em conversar profissionais ou mais sérias. Ao visitar o Rio de Janeiro, você vai escutar diversas gírias locais nas conversas com os cariocas. E de fato, algumas podem até te deixar confuso sobre o desfecho do diálogo. Por conta disso, vamos apresentar abaixo as 19 gírias e expressões populares mais usadas no Rio de Janeiro. Após a leitura, temos certeza que você vai se sentir mais enturmado ao conversar com um nativo pelas ruas da cidade maravilhosa.

Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

Conheça 19 gírias e expressões populares dos cariocas

A gíria é uma linguagem popular, difundida entre cada região com o intuito de substituir expressões formais ou tradicionais. No Brasil, as gírias fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros, até mesmo em conversar profissionais ou mais sérias.

Ao visitar o Rio de Janeiro, você vai escutar diversas gírias locais nas conversas com os cariocas. E de fato, algumas podem até te deixar confuso sobre o desfecho do diálogo.

Por conta disso, vamos apresentar abaixo as 19 gírias e expressões populares mais usadas no Rio de Janeiro. Após a leitura, temos certeza que você vai se sentir mais enturmado ao conversar com um nativo pelas ruas da cidade maravilhosa.

 

Confira as 19 principais gírias e expressões populares dos cariocas

 

1 – “Mermão”

Uma das gírias mais utilizadas pelos cariocas, o “mermão” é a junção da palavra meu e irmão. Esta expressão é usada como sinônimo de “parceiro”, “cara”, “irmão” e entre outros adjetivos.

 

2 – “Já é”

“Já é” é uma das gírias muito utilizada pelos cariocas. Esta expressão pode ser usada como sinônimo de combinado, demorou e fechou.

 

3 – “Chorinho”

É muito comum escutar esta expressão nas praias do Rio de Janeiro. O “chorinho” do carioca refere-se ao pedido de uma dose extra ao vendedor de mate na praia. Então, quando estiver pedindo a sua bebida, pode pedir o seu ‘choro’ que na maioria das vezes rola, ok?

 

4 – “Tá ligado?”

Uma forma de questionamento para verificar se a pessoa está entendo o que você está falando. No dia-a-dia, esta expressão é utilizada de forma descontraída, e muitas vezes pelos jovens cariocas.

 

5 – “Papo reto”

A expressão “papo reto” é utilizada no momento em que é preciso dizer algo sério e direto.

 

6 – “Fala sério!”

A expressão “Fala sério” é bastante usada quando o carioca deseja demonstrar a sua ironia sobre aquela situação, ou então, para mostrar que não acredita ou não quer acreditar no que acabou de escutar.

 

7 – “Que posto?”

O que muitos turistas não entendem é que o carioca não vai à praia, e sim ao posto. Isto mesmo! Quando o nativo do Rio de Janeiro precisa informar a sua localização na praia, ele sempre refere ao posto que está mais próximo.

Então nada de falar que está na praia da Barra, e sim que está curtindo o sábado no “posto 2”. Combinado?

 

8 – “Sinistro”

Podendo ser utilizada para expressar um sentimento tanto positivo quanto negativo, a palavra sinistro enfatizar que algo daquele contexto está muito bom ou complicado. Por exemplo:

– O carnaval na Bahia foi sinistro! Me joguei!

– A estrada para São Paulo é Petrópolis é sinistra. Muita curva e motorista imprudente.

 

9 – “Irado!”

Quando o carioca solta a expressão “irado”, pode ter certeza que ele achou a situação muito legal. Ela é muito utilizada para demonstrar que algo é muito maneiro. E para falar igual um carioca, você vai precisar dar muita ênfase no a, deixando a palavra bem iraaaada!

 

10 –  “Tá caído?”

A expressão “Tá caído” é utilizada para mostrar que algo não está legal. Sendo o oposto de irado, esta expressão pode demonstrar que uma festa não está interessante e é melhor avisar os amigos o local “tá caidaço”.

 

11 – “Caramba”

A palavra caramba é muito utilizada pelos cariocas para demonstrar o seu descontentamento ou raiva sobre certa ocasião. Entretanto, ela também pode enfatizar um espanto ou surpresa.

 

12 –  “0800”

O “0800” é utilizado para demonstrar que algo poderia ou é gratuita. Por exemplo:

  • Vamos na resenha da casa de Paulo?
  • Só se for 0800!

 

13 – “Maneiro”

Quando o carioca precisa afirmar que algo foi muito legal e interessante, é muito comum utilizar no seu diálogo a expressão ‘Maneiro’. Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

 

14 – “Coé”

Esta expressão pode ser utilizada de diversas maneiras. Você pode utilizar o “Coé” em início de frase, para afrontar uma pessoa ou situação, ou até mesmo para demonstrar indignação por algum acontecimento.

 

15 –  “Night”

Carioca não sai para as baladas e agitos noturnos, e sim para a “night” ou no máximo “uma noitada”.

 

16 – “Ninguém merece”

A expressão “Ninguém merece” é muito utilizada para confirmar o seu desapontamento sobre a situação desagradável que aconteceu. É uma forma de desabafo.

 

17 – “Parada”

Com certeza você já escutou um carioca utilizando a palavra “parada” em sua frase. E este termo é até difícil de explicar já que é bastante versátil e pode significar muitas coisas. Por exemplo:

  • Preciso entregar está parada para a Ana.
  • Tenho uma parada para te contar, urgente!
  • Vamos naquela parada hoje anoite?

 

18 – “Bolado”

O carioca não fica com raiva ou chateado, eles costumam ficar “bolado” com a situação.

 

19 -“Partiu!”

A expressão “partiu” é muito utilizada quando é preciso informar que está indo embora, ou então enfatizar para a turma que precisam seguir em frente.

Então “partiu” se divertir no Rio de Janeiro em um delicioso passeio de helicóptero? Com a 4 Fly RJ você vai conhecer os principais pontos turísticos de um ângulo bem diferente.

Irado, não é mesmo? Então não perca mais tempo, mermão e faça logo o agendamento do seu voo!

 

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL

COM A 4 FLY RJ

 

Deixe uma resposta

Live Dennis das antigas

Live Dennis no Cristo Redentor com a 4 Fly RJ

LIVE DENNIS – No dia 18 de julho de 2020 o DJ Dennis subiu até o Cristo Redentor para comandar uma das melhores lives, “É o mundo”, onde o seu repertório fez muita gente arredar o sofá da sala para dançar os clássicos dos anos 90, além das músicas da atualidade.

Leia mais »
Jardim Botânico RJ - história, endereço e o funcionamento

Jardim Botânico RJ – história, endereço e o funcionamento

O bairro do Jardim Botânico é um dos mais bonitos e escolhido do Rio de Janeiro. Nele estão alguns dos pontos turísticos mais indicados para visitantes que desejam um passeio em família, que estão em casal ou simplesmente sozinhos.

Localizado ao pé do Cristo Redentor, o espaço reúne monumentos como o Museu do Meio Ambiente, o espaço Tom Jobim e, é claro, o Jardim Botânico do Rio, um dos mais importantes do mundo.

Leia mais »