Como se tornar piloto de helicóptero

Concluir a formação de piloto de helicóptero é muito simples. Assim como o piloto de avião comercial, o candidato que desejar tirar a habilitação precisa fazer cursos teóricos e horas de voo na aeronave para a etapa prática.

Como se tornar piloto de helicóptero

Como se tornar piloto de helicóptero

Concluir a formação de piloto de helicóptero é muito simples. Assim como o piloto de avião comercial, o candidato que desejar tirar a habilitação precisa fazer cursos teóricos e horas de voo na aeronave para a etapa prática.

A formação é composta por dois cursos: o primeiro é para Piloto Privado de Helicóptero (PPH) cuja formação concede uma licença para que o piloto realize voos apenas em helicóptero particular não podendo exercer atividade remunerada. Entretanto, o PPH é requisito básico para o curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH). Este sim dá direito à licença para piloto de helicóptero que permite fazer desta atividade sua profissão. Por lei, para trabalhar como piloto de helicóptero, é obrigatório ser portador de uma licença de PCH.

Para saber mais sobre como se tornar piloto de helicóptero, veja o passo a passo que preparamos para você.

 

Como se tornar piloto de Helicóptero – por onde começar?

Se o seu desejo é pilotar um helicóptero, você deve começar fazendo o curso de Piloto Privado para se tornar um profissional da área.

Primeiramente, a idade mínima é de 18 anos completos além de ter concluído o ensino médio.

 

1º passo – Código Anac (Canac)

Esse número composto de seis algarismos será o código que o piloto usará ao longo de sua carreira, e é imprescindível para realizar os passos seguintes da formação.

O procedimento de cadastro pode ser feito diretamente no site da Anac. A própria agência disponibiliza um tutorial de como criar o código.

 

2º passo – Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

De posse do Canac, o candidato pode agendar a realização do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) que determina que o piloto tem condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. O CMA é obrigatório para iniciar a etapa prática da formação.

O exame é realizado por médicos ou clínicas credenciadas pela Anac. O piloto pode ter dois tipos de CMA: o de 2ª classe, com validade de cinco anos, exigido para a licença de Piloto Privado; e o de 1ª classe, com validade de um ano, obrigatório para iniciar as horas de voo do curso de PCH.

 

3º passo – Curso teórico de PPH

O ideal é que o aluno se inscreva em um curso teórico após realizar o CMA para ter certeza de que não haverá nenhuma restrição à atividade.

Para ser um Piloto Privado, o aluno pode estudar por conta própria e realizar a prova na Anac.

No entanto, o recomendado é estudar em uma escola, pois o aprendizado é acompanhado por professores capacitados.

O curso teórico de Piloto Privado tem duração de aproximadamente quatro meses, dependendo do calendário de aulas da escola.

As matérias ministradas ao longo das aulas são: regulamentos de tráfego aéreo, navegação, meteorologia, conhecimentos técnicos e teoria de voo.

 

4º passo – Prova teórica da Anac

O aluno faz a prova teórica da Anac, logo após terminar o curso de PPH, que é composta por 20 questões de cada tema estudado.

A prova é feita em um computador que gera as questões de forma aleatória, em uma sede da Anac. O resultado é divulgado logo após o término da prova. Para ser aprovado, é preciso acertar 70% das questões de cada prova. Se reprovar em até duas matérias, o candidato poderá realizar exames de segunda época. Caso reprove em mais de duas matérias, terá de realizar a prova completa novamente.

 

5º passo – Início do curso prático de PPH (horas de voo)

O curso prático no helicóptero pode começar a qualquer momento depois que o candidato já tiver o CMA. Isso mostra que o aluno não precisa iniciar ou realizar o curso teórico ou a prova da Anac para começar a voar.

No entanto, se iniciar o treinamento sem ter feito a prova teórica de PPH da Anac, poderá voar apenas 20h. A continuidade dependerá da aprovação no teste.

O primeiro período da fase prática é composto por um curso teórico sobre a aeronave usada no treinamento. Este curso, chamado de treinamento de solo tem duração de 13 horas. Nele, os conhecimentos gerais aprendidos durante o ensino teórico são aplicados às especificidades da aeronave. Seu conteúdo se baseia no manual do piloto publicado pela fabricante do helicóptero.

Para o treinamento prático de PPH, o aluno fará 35h de voo. Se fizer um bom curso, será liberado para o exame de proficiência, o voo de check.

Durante o treinamento, serão requisitos de voos voar de um ponto A para um ponto B e voos no período noturno. O voo de check é realizado por um examinador da própria escola credenciado pela Anac, que avaliará o desempenho do aluno em conhecimentos teóricos, navegação e nas manobras aprendidas ao longo do curso.

 

6º passo – Curso teórico e prova da Anac de PCH

Os alunos que querem exercer carreira profissional terão que fazer o curso teórico de Piloto Comercial de Helicóptero e a prova da Anac. Diferentemente do curso teórico de PPH, o de PCH é obrigatório em escola homologada.

As matérias estudadas são praticamente as mesmas do Piloto Privado. A diferença fica por conta da navegação, que terá uma abordagem mais prática, necessitando de alguns cálculos e plotagem de trajetórias em cartas aeronáuticas.

 

7º passo – Curso prático de PCH

Para esse treinamento, é cobrado um total mínimo de 100h de voo, já contabilizando as horas do curso de Piloto Privado. Não há limite de horas voadas sem a prova teórica da Anac. A aprovação no teste, contudo, é necessária para o término da etapa prática.

Durante o PCH também serão realizados voos noturnos e voos de navegação. A novidade é a adaptação ao voo por instrumento, num total aproximado de 10h, sendo que 5h podem ser feitas em simulador de voo homologado. Com isso, o aluno aprende noções básicas desse tipo de voo para evitar entrar em condições meteorológicas por instrumentos quando não estiver habilitado para isso nem a aeronave for homologada.

Embora o mínimo de treinamento exigido no PCH seja de 100h, o regulamento da Anac prevê que, se o curso for interrompido, esse mínimo aumente para 150h. O mesmo acontece quando as horas de voo não são feitas em escola homologada, ou seja, o caso de voar o PCH em helicópteros privados.

 

Principais dúvidas sobre piloto de helicóptero

 

Qual a idade máxima para ser piloto de helicóptero?

Não há limite de idade para trabalhar na aviação profissionalmente, porém, terá melhores chances na aviação geral e táxi aéreo. A formação de um piloto comercial, leva em média dois anos com 150 horas de voos.

 

É preciso realizar cursos para se tornar piloto?

Há uma série de treinamentos teóricos e práticos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para obtenção da licença para exercer a atividade. Para se tornar um piloto de helicóptero é necessário fazer o curso prático de PPH e o curso teórico e prático de PCH, conforme já explicado.

 

Quais os certificados necessários para se tornar piloto de helicóptero?

Após ter o seu código Anac em mãos, obtenha o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Este atestado é muito importante, pois atesta se você possui condições físicas e psicológicas para ser um piloto de helicóptero.

 

Quantas horas de voo são necessárias para se tornar piloto privado de helicóptero?

O mínimo de horas para o curso prático de Piloto Privado de Helicóptero é de 35 horas mais o voo de verificação de perícia (voo de check).

 

É difícil pilotar um helicóptero?

O Helicóptero não é uma aeronave fácil de pilotar, pois qualquer comando aplicado pode acabar interferindo em sua estabilidade e aerodinâmica. Visto que o Helicóptero voa quase sempre a baixa altura e em lugares com obstáculos, o piloto deve se preocupar com o caminho que irá seguir.

 

 

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