Como criar um roteiro de viagem

Você já passou horas e horas pensando naquela viagem dos seus sonhos? Já organizou mentalmente algumas atrações que deseja visitar ou conhecer? Pois é...quando estamos apenas idealizando o passeio, parece que todas as ideias se encaixam perfeitamente.

Como criar um roteiro de viagem

Como criar um roteiro de viagem

Você já passou horas e horas pensando naquela viagem dos seus sonhos? Já organizou mentalmente algumas atrações que deseja visitar ou conhecer? Pois é…quando estamos apenas idealizando o passeio, parece que todas as ideias se encaixam perfeitamente.

No entanto, é preciso mais do que imaginar. Você precisar colocar todos os planos no papel e avaliar cada detalhe para evitar surpresas desagradáveis. Diante disso, confira as nossas dicas que vão te ajudar a construir um roteiro de viagem inesquecível.

 

Como fazer um roteiro de viagem – passo a passo

Afim de ajudar na construção do seu primeiro roteiro de viagem, selecionamos algumas dicas e informações importantes. E ai, preparados?

 

1 – Defina o destino e objetivo da viagem

Antes de elaborar um roteiro de viagem, é preciso que seja definido o destino. Com o destino já escolhido, chegou o momento de pensar no real objetivo da viagem. Sim, é muito importante.

Com o destino e objetivo já definidos, vai ficar muito mais fácil escolher os outros detalhes do passeio. A partir daí você vai conseguir avaliar a quantidade de dinheiro que será necessário para a viagem, os lugares que gostaria de conhecer, as atividades que gostaria de realizar, a quantidade de dias na região e os documentos necessários em caso de viagem ao exterior.

Se esta viagem for realizada com mais de uma pessoa, o ideal é marcar um lanche ou jantar para todos discutirem e chegarem em um consenso sobre o objetivo da viagem. Após a ‘batida de martelo’, vocês já podem pensar no roteiro!

 

2 – Escolha a época para a viagem acontecer

Agora que você já tem o destino e o objetivo da viagem já definidos, chegou o momento para escolher a época para realizar este passeio.

Se você tem a possibilidade de escolher os dias que pretende tirar férias, então este é o momento para decidir a melhor época para realizar esta viagem. Mas afinal, existe a melhor época? A resposta é: depende. Esta avaliação vai depender das atividades que tem interesse de fazer na região. Por exemplo, se a sua ideia é conhecer a neve, então será preciso pesquisar qual o período do ano que a cidade escolhida está bem gelada e com os flocos caindo do céu.

Ah! O clima não interfere apenas nos passeios, e também na quantidade de bagagem. Viajar para um local quente e ensolarado, como o Rio de Janeiro, com certeza você vai deixar a bagagem mais leve, visto que você vai colocar apenas roupas com tecidos frescos e finos dentro da mala. Diferente se você escolher um destino que faça muito frio. Haja mala para carregar casacos e cachecóis!

 

3 – Gastos e tempo – o quanto está disposto para esta viagem?

Um dos pontos mais importantes para a construção do roteiro de uma viagem é entender sobre o orçamento estipulado para a diversão. Além do financeiro, é preciso avaliar a duração que esta viagem pode acontecer.

Portanto, não deixe de fazer uma estimativa dos gastos no período com transporte, hospedagem, passagens e ida e volta, alimentação, passeios na região, compras e uma % para imprevistos.

 

4 – Tenha em mãos toda a documentação

Dependendo do destino escolhido, você vai precisar solicitar com antecedência a emissão do passaporte, visto ou a autorização para embargar em regiões fora do Brasil.

Mesmo sendo um passeio dentro do território brasileiro, você não pode esquecer de levar o seu documento de identificação, como o RG ou outro documento oficial que possui foto.

Atenção dobrada para os pais e responsáveis: as crianças quando vão viajar, também precisam estar com os seus documentos em mãos, e dependendo da situação com uma autorização dos pais.

Um ponto importante é sempre ter cópias de segurança dos documentos. Então, se você for caminhar no calçadão da Barra da Tijuca, você pode levar a cópia do documento no seu bolso. Assim, caso você perca o documento, não vai ter maiores transtorno, não é mesmo?

Outro ponto que precisamos destacar é a importância do cartão de vacinação atualizado. Em algumas regiões existe uma obrigatoriedade de certas vacinas, e é preciso provar que está imune. Então, não deixe de pesquisar e atualizar o seu cartão!

 

5 – Construa o roteiro diário desta aventura

Se você chegou neste passo é sinal que já tem o destino escolhido. Então, chegou o momento para começar a montar o seu roteiro, escolher os lugares que deseja visitar e verificar o tempo que está disposto para ficar em cada cidade.

Para ajudar no planejamento desta viagem, selecionamos algumas dicas. Vamos lá?

 

Transporte e locomoção

É muito importante que se tenha planejado os meios de transporte e locomoção, principalmente se você não tem conhecimento da língua falada da região.

Você pode explorar a cidade com os transportes públicos, alugar um carro, andar a pé ou até mesmo utilizar uma bicicleta.

Uma dica é a utilização do aplicativo Google Maps. Com ele você pode ter uma noção da localização de todos os lugares, calcular as rotas, e ter uma noção dos meios de transporte disponíveis.

 

Hotéis, hostel e casas para alugar

A escolha do local para se hospedar pode ser um dos pontos mais importante da viagem. Além do orçamento, é preciso escolher a opção que mais agrada a turma: conforto em um bom hotel, ou praticidade de um hostel? Se a viagem for em família, será que alugar um apartamento sairia mais em conta?

Portanto, pesquise bastante os preços e todas as opções que a localização te oferece.

 

Selecione os principais pontos turísticos

Se a sua intenção seja conhecer os principais pontos turísticos da cidade, então coloque todos eles no papel. Desta forma vai ficar muito mais fácil de criar uma rota diante das localidades de cada atração.

Assim, você vai conseguir encaixar entre um ponto turístico e outro, o restaurante próximo que pode ser uma ótima de conhecer e almoçar, uma loja com artigos da região para se aventurar nas compras e até mesmo um barzinho na localidade para finalizar o dia com uma cerveja bem gelada.

 

 Pesquise, planeje, mas seja flexível

Apesar de toda a pesquisa e levantamento de preços, atrações e trajetos, pode ser que em um determinado momento o que foi planejado não vai ser possível acontecer. Sabemos que imprevistos podem acontecer.

Então, a nossa dica é: não perca a alegria e a diversão da sua viagem. Seja flexível e reinvente. Certeza que você pode se surpreender e construir novas lembranças e recordações.

 

Um inusitado roteiro de viagem – uma super dica da 4 Fly RJ

Para você que está afim de conhecer vários pontos turísticos de um jeito diferente, a 4 Fly RJ tem a solução. Você pode conhecer o Rio de Janeiro em um diferente ângulo: dentro de um helicóptero a mais de 30 metros de altura.

Interessou? Então aproveite a nossa promoção para agendar o seu passeio de helicóptero.

 

Cupom com R$ 100,00 de desconto

Deixe uma resposta