Cardápio Carioca: conheça 12 comidas do Rio de Janeiro

Já sabemos que o Rio de Janeiro é lindo e possui vários lugares maravilhosos para passear. Entretanto, não podemos deixar de comentar sobre a sua gastronomia, e o cardápio carioca que também consegue dar um show à parte.

Cardápio Carioca: conheça 12 comidas do Rio de Janeiro

Cardápio Carioca: conheça 12 comidas do Rio de Janeiro

Já sabemos que o Rio de Janeiro é lindo e possui vários lugares maravilhosos para passear. Entretanto, não podemos deixar de comentar sobre a sua gastronomia, que também consegue dar um show à parte.

Os pratos típicos cariocas possuem influência de outras culturas, como o nordeste do Brasil e também Portugal. Ficou interessado em conhecer este cardápio carioca? Então continue lendo este nosso artigo!

 

Cardápio Carioca: conheça algumas refeições do Rio de Janeiro

Confira alguns pratos populares do Rio de Janeiro que os cariocas adoram.

 

1 – Biscoito Globo

Todo mundo que resolve parar um pouquinho no Rio de Janeiro acaba experimentando o famoso biscoito de polvilho Globo. Além de levinho e crocante, este biscoito possui duas versões: salgada ou doce.

Uma dica que damos para você é experimentar o biscoito Globo com o chá-mate. Certeza que vai ser uma experiência gastronômica única.

 

2 – Filé à Oswaldo Aranha

Esta receita possui nome do político, diplomata e advogado brasileiro, que nos anos 30 frequentava bastante um restaurante na Lapa e pedia sempre o mesmo prato: bife com alho acompanhado de batatas portuguesas, farofa de ovo e arroz soltinho.

Por causa do pedido frequente do Oswaldo Aranha, muitas pessoas começaram a frequentar o mesmo restaurante par pedir o mesmo prato. Por conta disso, este cardápio rapidamente se tornou popular no Rio de Janeiro.

 

3 – Bolinho de Feijoada

A massa deste delicioso bolinho é feita com feijoada, farinha de mandioca e recheio de bacon com couve. Todo mundo que experimenta garante que é um delicioso prata para pedir nos bares e ser um acompanhamento para a cerveja bem gelada.

 

4 – Sopa Leão Veloso

Nos anos 30 o diplomata Paulo Leão Veloso fez uma viagem à França e experimentou o prato Bouillabaisse. Assim que voltou para o Rio de Janeiro, comentou sobre a gastronomia francesa e o quanto gostou deste prato.

O seu restaurante favorito, Rio Minho, gostou tanto do prato que resolveu criar uma versão brasileira dele. E desde então é possível pedir a sopa, batizada de Sopa Leão Veloso, que consiste nos seguintes ingredientes: camarão, polvo, lula, mexilhão, pimentão, tomate e temperos.

 

5 – Sardinha frita

Um dos petiscos que faz a festa de muitos cariocas são as sardinhas fritas. Este prato é de fácil preparo e normalmente são servidas com algumas gotinhas de limão.

 

6 – Cachorro-quente

É comum encontrar pelas regiões do Brasil o cachorro-quente sendo preparado de forma diferente. E claro, no Rio de Janeiro não poderia ser diferente.

O cachorro-quente no Rio de Janeiro podem ser considerados uma refeição completa, e não apenas um lanchinho. É possível encontrar em cada vendedor ambulante diferentes tipos de acompanhamentos para os cachorros-quentes, desde queijos, azeitonada, ervilha, batata palha, ovo de codorna, milho, uvas passas e molho de tomate.

O interessante desta experiência gastronômica é quando você tem a possibilidade de servir os acompanhamentos, podem adicionar a quantidade que achar necessário para a sua fome.

 

7 – Chuvisco

Você encontra este prato com maior facilidade no norte do estado do Rio de Janeiro. O chuvisco é uma sobremesa deliciosa que leva apenas dois ingredientes: gemas de ovos e açúcar.

Esta sobremesa é conhecida também como Pingo de Ouro e pode ser servida cristalizada ou então em caldas.

 

8 – Pastel de Feijão Gordo

Para quem curte feijão, este prato pode ser uma ótima alternativa para quem deseja experimentar um prato diferente na região do Rio de Janeiro.

Vendido no Bar da Gema, este pastel é uma ótima pedida para quem procura um aperitivo para acompanhar a cervejinha gelada.

 

9 – Bolinho de Bacalhau

Por meio da influência da culinária portuguesa, os restaurantes e bares do Rio de Janeiro possui no seu cardápio o delicioso bolinho de bacalhau.

A receita leva os mesmos ingredientes da receita portuguesa, no entanto você pode acompanhar este prazo com um bom azeite.

 

10 – Feijoada

Mesmo sendo uma receita conhecida em todo território brasileiro, alguns turistas afirmam que o tempero da feijoada carioca tem o seu valor.

E diferente do que muitos podem imaginar, mas esta feijoada não é feita com o feijão carioca e sim o preto.

 

11 – Bacalhau à Gomes Sá

Mais uma receita que tem inspiração com a culinária portuguesa, este prato é servido muito quente e com lascas de bacalhau marinadas no leite e cozidas com cebola, azeite e alho.

O grande toque são as azeitonas, salva e ovos, fazendo deste prato inesquecível para quem o experimenta.

 

12 – Chá-mate

Embora não seja uma refeição o chá-mate que todo carioca gosta já faz parte do cardápio. É aquele que é vendido na praia, geladinho, adoçado e tem a possibilidade de vir com um toque de limão. E uma dica para você que ainda não experimentou é não esquecer de pedir um “chorinho” assim que der a primeira golada no chá.

E para finalizar, é importante saliente que o mate utilizado para esta bebida é totalmente diferente daquela que é utilizada para fazer o chimarrão.

 

Pratos Cariocas + Passeio de Helicóptero = Melhor combinação

Para deixar o evento gastronômico ainda mais prazeroso, que tal agendar um passeio de helicóptero com a 4 Fly Rj?

Após um divertido voo sobre os principais pontos turístico do Rio, nada mais justo do que comemorar comendo um delicioso Filé à Oswaldo Aranha, ou quem sabe já emendar para uma praia e se refrescar com o tão pedido chá-mate.

 

Venha viver essa experiência incrível

com a 4 Fly RJ

Deixe uma resposta

Os principais parques no Rio de Janeiro

Os principais parques no Rio de Janeiro

Parque é a nomeação de todas as “áreas de proteção ambiental” de uma cidade. É um local chamado de “área verde”. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

Leia mais »