Bondinho do Pão de Açúcar RJ – história e curiosidades

Para conhecer o Rio de Janeiro com todo seu esplendor, você não pode deixar de subir o Bondinho do Pão de Açúcar. Um dos cartões postais mais visitados do país e do mundo. É um passeio memorável e inesquecível.

Bondinho do Pão de Açúcar RJ – história e curiosidades

Bondinho do Pão de Açúcar RJ – história e curiosidades

Para conhecer o Rio de Janeiro com todo seu esplendor, você não pode deixar de subir o Bondinho do Pão de Açúcar. Um dos cartões postais mais visitados do país e do mundo. É um passeio memorável e inesquecível.

Conforme relatos, muitas eram as pessoas que gostavam de escalar o morro do Pão de Açúcar para apreciar a vista da cidade lá do alto.

 

Tudo sobre o bondinho do Pão de Açúcar

Essa história teve início em 1908 no período das comemorações do Centenário da Abertura dos Portos cariocas promovida por Dom João VI. Foi o engenheiro Augusto Ferreira Ramos quem teve a ideia de construir um caminho aéreo entre os morros da Baía da Guanabara.

Em 1909, Ramos fundou a Companhia Aérea do Pão de Açúcar, com autorização da Prefeitura. No ano seguinte, inicia-se a construção do primeiro teleférico ousado brasileiro e terceiro no mundo com uma extensão de 1.325 metros.

Em 1912 inaugurou-se a 1ª linha que ia da Praia Vermelha até o Morro da Urca. E em 1913, a 2ª linha que ia do Morro da Urca até o alto do Pão de Açúcar.

Em 1969, a Companhia do Pão de Açúcar obteve autorização para duplicar a linha. Foram três anos de obras até sua inauguração em outubro de 1972.

 

Principais curiosidades

  • Cinema: Cenas do longa “007 Contra o Foguete da Morte”, de 1979, foram gravadas no cartão-postal carioca. À época, o ator Roger Moore interpretou James Bond.
  • Maternidade: Duas crianças já nasceram nas dependências da companhia. Mário Barreiro Barcellos nasceu no Morro da Urca em maio de 1931, filho de um arrendatário de restaurante que havia no local. Em maio de 1933, Paulina Sampaio, filha de um homem que trabalhava no serviço de meteorologia da Aeronáutica, veio ao mundo.

 

Como chegar ao Pão de Açúcar

Existem várias maneiras para chegar ao Pão de Açúcar, sendo através do transporte por aplicativo, metrô, ônibus ou carro de passeio.

 

Melhor época para ir ao bondinho do Pão de Açúcar

Não se pode dizer que há um período específico para ir, pois a paisagem sempre irá encantar por ser muito bela. Porém, nos meses de janeiro a abril as chuvas são frequentes e podem atrapalhar um pouco.

A melhor opção seria ir em dias claros. Pela manhã, o sol ilumina as praias, as montanhas e o Corcovado, deixando tudo mais bonito. No fim da tarde, quando o sol se posiciona ao contrário, pois se põe a oeste atrás dos morros, suas fotos podem não ficar muito boas.

 

Ingressos para o Pão de Açúcar

Acesse o site e compre seu ingresso com desconto. Ou saiba o valor dos ingressos para aquisição no local.

Tour histórico com guia: Em inglês e português, 3 horários diários.

Acesso Rápido: Sem filas e recepção VIP.

Tour ecológico com guia: Curiosidades da fauna e flora da Mata Atlântica, 1 horário diário.

Sessão Carioca Maravilha: Descontos são concedidos para nascidos ou moradores do Rio e Grande Rio.

Regras de Acesso – Meia Entrada

  • Estudantes, mediante apresentação dos seguintes documentos:
    • Rede particular:Carteira de Identificação Estudantil impressa com foto, data de vencimento visível e dentro do prazo de validade.
    • Rede pública:Riocard escolar e/ou documento impresso que comprove matrícula de estudante em outro estado, documento oficial com foto, data de vencimento visível e dentro do prazo de validade.
    • Para estudantes estrangeiros, inclui: MBA, Mestrados, Doutorados, Pós-Graduação e Graduação, apresentar carteira de identificação estudantil com foto.
  • Pessoas com 60 anos ou mais têm desconto de 50% mediante apresentação de documento oficial com foto.
  • Pessoas com deficiência têm desconto de 50% mediante apresentação de cartão especial Riocard, Vale Social, Passe Federal, CRAS ou laudo médico emitido por órgão público de saúde.
  • Acompanhante de Pessoa com Deficiência (limite de 01 acompanhante por PCD).

 

Horário de funcionamento do Bondinho do Pão do Açúcar

O diretor-executivo do bondinho, Sandro Fernandes, apesar de comemorar a volta do funcionamento no sábado (15), alerta que ainda estamos vivendo um momento que exige cuidado de todos, especialmente, dos próprios visitantes.

Reabrir é voltar a oferecer a experiência incrível que é visitar o parque. O retorno foi preparado de maneira a preservar a saúde e o bem-estar de todos os funcionários e visitantes. No entanto, todos temos a compromisso e o dever coletivo de proteger uns aos outros.

O bondinho estará aberto ao público de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h. A direção da atração sugere que a compra dos bilhetes seja, prioritariamente, por meio do site oficial. No caso de compra presencial, deve ser usado o cartão. A fim de evitar aglomeração, os bondes vão operar com dois terços da capacidade.

 

Dicas de passeios nos arredores do Pão de Açúcar

 

Estação Morro da Urca

No morro da Urca aprecie o sobe e desce dos aviões no Aeroporto Santos Dumont.

O primeiro trecho é percorrido pelo Bondinho em aproximadamente três minutos e inclui vistas deslumbrantes da Praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da Enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda.

 

No primeiro desembarque, o visitante chega à Praça dos Bondes, local onde estão expostos bondinhos de gerações anteriores, de 1912 e 1972, além de duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro.

 

À direita, está a Via Verde, mirante que circunda uma das faces do Morro da Urca e é um excelente ponto de observação da fauna e da flora do Complexo. Lá está localizado o Cota 200 Restaurante.

 

Seguindo em direção à estação que leva ao Pão de Açúcar, o visitante encontra o Anfiteatro, espaço com palco e arquibancada que pode ser usado para vários tipos de eventos; o Espaço Baía de Guanabara, com lojas e restaurantes; o Espaço Cultural Cocuruto, que traz a história do teleférico por meio da exposição de maquinário e de recursos audiovisuais; e o Mirante Maria Ercília Leite de Castro – com vista para o Pão de Açúcar – ideal para a realização de coquetéis, jantares, festas de casamentos, eventos promocionais e corporativos.

 

Estação Pão de Açúcar

No segundo desembarque, o Bondinho oferece uma vista 360° ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da Zona Sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.

No local há lanchonetes e lojas com ótimas opções de presentes e suvenires, além de um mirante de tirar o fôlego de qualquer dos visitantes.

 

Conheça o Pão de Açúcar de outra maneira

A 4 Fly RJ é uma empresa especializada em passeio de helicóptero com voos panorâmicos pela cidade do Rio de Janeiro.

Nos roteiros estão os pontos turísticos mais lindos do mundo, como as praias de Copacabana e Ipanema, o Maracanã, Pão de Açúcar e o Cristo Redentor (uma das 7 maravilhas do mundo).

Cupom com R$ 100,00 de desconto

Reserve seu passeio com a 4 Fly RJ, e garanta o desconto de R$100 por passageiro.

Deixe uma resposta

Passeios históricos no Rio de Janeiro

Passeios históricos no Rio de Janeiro

Quem visita a cidade do Rio de Janeiro, certamente concorda que está passeando por um museu a céu aberto. Em sua bela e bem escrita história, há reis, imperadores, escravos, artistas, clérigos, edifícios maravilhosos e bibliotecas grandiosas.

Esse complexo inusitado de quase cinco séculos ainda pode ser visto em vários pontos da cidade – e é material suficiente para propiciar agradáveis caminhadas de estudo para os amantes da História.

Leia mais »